Antonio R. Rocha   |   19/12/2022 10:27
Atualizada em 19/12/2022 11:12

Publicidade, dados e medição da felicidade; medidas para o Turismo do Ceará

Secretários de Turismo do Estado e da capital falam sobre o que vem por aí


Divulgação Abav-CE/Socorro Rocha
Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará
Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará
O retorno do Turismo internacional ainda é lento no Ceará, apesar da malha aérea já ser considerada razoável, com voos diários da Tap para Lisboa, três frequências semanais para Paris via Air France, seis para Miami por semana (três da Latam e três da Gol) e uma frequência semanal para Buenos Aires na Gol.

Fortaleza tinha em operação na pré-pandemia empresas como KLM (Amsterdã), Air Europa (Madri), Cabo Verde Airlines (Ilha do Sal) e outras menos regulares. A projeção da Fraport, empresa alemã que administra o aeroporto Pinto Martins, de Fortaleza, era de constante crescimento no internacional, razão inclusive da construção de um amplo e moderno terminal.

Para Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará, que anunciou que está deixando o cargo - "mas continuarei colaborando no Governo, em outro setor", comentou - só há uma saída para o Ceará captar de novo um expressivo fluxo internacional: investindo em publicidade.

"Não tem ação tão eficaz. A mídia levantou o Beach Park, lembram? Depois foi a propaganda dos melhores ventos do Ceará que trouxe os praticantes de windsurfe e de kitesurfe para nosso litoral. Temos que investir pesado nesse público, que gasta muito com o esporte. Manter um hábito assim é para pessoas ricas, que podem viajar para o Ceará e ficar uma boa temporada. São eles que deixam dinheiro aqui. Os esportes de vento mudaram o perfil do turismo no Ceará. Hoje temos várias pousadas de porte médio apropriadas para estes esportistas.", opina Pinho.

Já Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza, acredita que as promoções devem ser bem respaldadas. "Até integram o eixo principal do Turismo, mas precisam ser estudadas. Temos que nos basear em projeções, sermos assertivos. Analisar bem a origem dos fluxos. Daí, sentimos necessidade de criar observatórios de Turismo, incentivar estudos de impacto econômico e, algo que defendo muito no Turismo de Fortaleza, medir a percepção da felicidade e da experiência do Turismo nos principais eventos da cidade", revela Pereira.

Pereira e Pinho estiveram semana passada no Jantar de Gala da Abav-CE, que premiou personalidades do Turismo, como o VP da Gol, Eduardo Bernardes, e o próprio Alexandre Pereira.

Confira fotos do evento da Abav-CE logo abaixo.

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