Rodrigo Vieira   |   06/11/2023 11:17
Atualizada em 06/11/2023 12:03

Michael Barkoczy retoma projeto de feirão B2C, com novo nome e formato

Quatro operadoras e 100 agências de viagens participarão do evento, em fim de semana em setembro de 2024

Divulgação

Michael Barkoczy está retomando o projeto de seu feirão de viagens voltado ao consumidor final. Agora chamado de Festival de Viagens, o evento acontecerá de 13 a 15 de setembro de 2024, sexta a domingo, no parque aquático paulista Wet'n Wild. De 2015 a 2018, o empresário, então na extinta operadora Flytour Viagens, criou o Hiper Feirão Flytour, que segundo ele chegava a vender até R$ 25 milhões em um fim de semana.

Bárbara Picolo e Fernando Ciavolella estão com Barkoczy na empreitada que, esclarece ele: não está atrelada à sua empresa ETS (Easy Travel Shop). Os CNPJs são distintos. As operadoras parceiras serão anunciadas em breve. Na coletiva de lançamento havia profissionais de operadoras.

A essência de ser um outlet de Turismo se mantém, mas, além do nome, há mudanças no formato. Sem contrato de exclusividade com uma única empresa, o Festival de Viagens terá quatro operadoras e cada uma levará 25 agências parceiras, totalizando 100 agências de viagens. Isso significa a oferta de produtos será ampliada.


PANROTAS/Emerson Souza
Michael Barkoczy
Michael Barkoczy

As operadoras convocarão as agências aos seus próprios critérios. Barkoczy conta que, à época do feirão, agentes se emocionavam ao relatar que em um fim de semana vendiam o total de um mês.

"Hoje, na ETS, eu não concorro com os operadores. Pelo contrário, presto serviço pra vários deles, como Smiles Viagens, ViagensPromo, FRT e Cativa. Muitas consomem ETS. Esse relacionamento me ajuda no dia a dia. Tanto que a demanda veio deles mesmos. Dizem para aproveitar minha experiência do passado, relançar e fazer o outlet, mas dessa vez multimarcas"

Michael Barkoczy, diretor do Festival de Viagens

Segundo ele, os feirões da Flytour demandavam um investimento de R$ 6 milhões. À época, os eventos aconteciam em Santos (SP) e Campinas (SP). Novamente no interior de São Paulo, o agora Festival de Viagens espera somar um público de 20 a 30 mil pessoas no pavilhão do Wet'n Wild, atraindo sobretudo pessoas da capital e do interior paulistas, os dois maiores mercados emissores da indústria de Turismo do Brasil. Michael Barkoczy revela que serão investidos cerca de R$ 800 mil só em marketing e mídia.

Divulgação/Festival de Viagens
Bárbara Picolo e Michael Barkoczy, do Festival de Viagens, com Luciane Leite e Roberto de Lucena, da Setur-SP, apoiadores do evento
Bárbara Picolo e Michael Barkoczy, do Festival de Viagens, com Luciane Leite e Roberto de Lucena, da Setur-SP, apoiadores do evento

Venda na veia

"O diferencial de eventos com este formato é que eles são venda na veia. As feiras B2B são para relacionamento e prospecção, mas no festival é dinheiro em caixa imediatamente. Destinos e produtos do Brasil e do mundo inteiro estarão disponíveis. Serão 100 mesas, com 100 agências em atendimento sem parar. A convocação dessas agências será feita pelos operadores parceiros, mas todos os agentes de viagens poderão vender tudo, independentemente de quem os convidou", explica o idealizador do festival.

Divulgação/Festival de Viagens
Coletiva de imprensa do lançamento do Festival de Turismo no Wet'n Wild
Coletiva de imprensa do lançamento do Festival de Turismo no Wet'n Wild

Na quinta-feira prévia à abertura para o público, os fornecedores e agentes se reunirão para uma capacitação. Este será o momento em que as ofertas serão reveladas, para que um operador não veja as promoções do outro com muita antecedência. No dia seguinte, o cliente receberá quatro jornais, um de cada operador. As operadoras estarão livre para oferecer qualquer produto, de maneira que sobreposições de ofertas provavelmente acontecerão.

Festival de Viagens no Wet'n Wild

"O Wet'n Wild está lindo, é o lugar perfeito para receber o evento. Tem o pavilhão de mais de 3 mil metros quadrados para o festival e, quem comprar viagens receberá ingresso para o parque aquático, com validade de seis meses. É a oportunidade de um passeio em família no fim de semana", aponta Barkoczy. "De qualquer forma teremos espaço infantil para os pais passarem pela sua jornada de compra com tranquilidade", completa.

Fornecedores do Festival de Viagens

Secretarias de Turismo, companhias aéreas, hotéis, resorts, locadoras de automóveis, parques temáticos, receptivos, empresas brasileiras e internacionais poderão fazer ativações durante o festival. A ideia é que eles gerem no cliente o desejo de compra, contudo, as vendas são exclusivas para as agências de viagens.

A Secretaria Estadual de Viagens e Turismo de São Paulo e, claro, o Wet'n Wild e a ETS já são parceiros certos. "Poderemos chegar a mais de 100 empresas e destinos com ativações. É um evento em que todo mundo sai ganhando", pondera o idealizador do Festival de Viagens.

Bárbara Picolo e Fernando Ciavolella no Festival de Viagens

Bárbara Picolo e Fernando Ciavolella são parceiros de longa data de Michael Barkoczy. Compraram a ideia de Barkoczy nos tempos de Flytour e o fazem novamente: a colega com toda sua experiência junto aos fornecedores e Ciavolella com a bagagem de eventos. Era ele quem fazia a montagem dos feirões.

Bárbara também atua na ETS. "Mas a ETS não vai lá para operar. Seremos apenas mais um fornecedor", reafirma o diretor do Festival de Viagens.

Divulgação/Festival de Viagens
Fernando Ciavolella fazia a montagem dos feirões na época da Flytour Viagens
Fernando Ciavolella fazia a montagem dos feirões na época da Flytour Viagens

Contato para o Festival de Viagens

Mais informações para o trade devem ser obtidas pelo e-mail comercial@festivaldeviagens.com.br.

Festival de Viagens e Turismo

  • Voltado ao consumidor final
  • Participação de quatro operadoras e 100 agências de viagens, que terão exclusividade nas vendas
  • Idealização de Michael Barkoczy, ao lado de Bárbara Picolo e Fernando Ciavolella
  • 13 a 15 de setembro de 2024, no Wet'n Wild
  • Expectativa de 20 mil a 30 mil visitantes nos três dias
  • Esperados pelo menos 100 fornecedores parceiros para promoverem seus produtos com ativações
  • O CNPJ da ETS, Easy Travel Shop, de Michael Barkoczy e Bárbara Picolo, não é o do organizador do evento

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