Rodrigo Vieira   |   30/03/2021 12:56
Atualizada em 30/03/2021 13:01

'Hoteleiros se tornaram nosso pior inimigo', diz agente de viagens

CEO da Elite Resorts, Mauri Viau é o agente de viagens convidado do Bastidores do Turismo desta semana



CEO da Elite Resorts, Mauri Viau é o agente de viagens convidado do Bastidores do Turismo desta semana. Especializado em venda de hotéis e resorts, ele se queixa da disparidade tarifária na venda direta, uma prática já existente que na pandemia, quando os intermediários mais precisam, se agravou, em sua visão.

"Os hoteleiros são os piores inimigos dos agentes de viagens e operadores hoje em dia. A venda direta ao cliente com uma tarifa mais baixa é uma prática que sempre existiu, mas na pandemia só se acentuou. Todos os canais de venda tinham de ser preservados. Eles estão negligenciando algo consolidado. Até as companhias aéreas que vendem direto há anos e não são amigas de ninguém estão buscando a parceria dos agentes", afirma Viau.

"Estamos tentando buscar associações e outros players para encontrar uma solução para isso. Até as companhias aéreas que vendem direto há anos e não são amigas de ninguém estão buscando a parceria dos agentes", completa o entrevistado da semana.

CONFIANÇA B2B E B2C

"Confiança" sempre foi uma palavra-chave no mercado de Turismo, e na crise provocada pela pandemia se tornou vital para agentes de viagens. O agente precisa transmitir confiança ao cliente, tal como necessita da confiança do fornecedor.

"O cliente não tem a noção clara da função de cada um na rede do Turismo. Na pandemia, em um primeiro momento, foi bastante complicado. Quebrou toda uma sequência de trabalho essa busca do consumidor em agências, operadoras, até chegar nos hoteleiros e aéreas. O cliente que compra com o agente de viagens tem a percepção de que o vendedor é dono de todos esses ativos. Essa falta de compreensão é um dos grandes obstáculos enfrentados por nós. Tivemos uma demanda gigantesca para dar esse atendimento, mas as operadoras ficaram apertadas e a lentidão do retorno dos fornecedores é nosso principal problema. Um ano depois e essa demora continua", conclui Mauri Viau.

Assista ao vídeo completo acima.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira tem 7162 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.