Karina Cedeño   |   28/06/2023 15:56

"Vendas das agências estão mais trabalhosas"; entenda o porquê

Presidente da Abav-SP/Aviesp falou sobre os desafios dos agentes de viagens durante o Agente Com a Gente


PANROTAS / Emerson Souza
Fernando Santos (Abav-SP | Aviesp), Juarez Neto (Grupo Ancoradouro) e Juliana Assumpção (Abav-SP | Aviesp)
Fernando Santos (Abav-SP | Aviesp), Juarez Neto (Grupo Ancoradouro) e Juliana Assumpção (Abav-SP | Aviesp)

O presidente da Abav-SP | Aviesp, Fernando Santos, comentou, durante o evento Agente Com A Gente, realizado hoje (28), em Campinas (SP), em parceria com a Ancoradouro, que a venda das agências está mais trabalhosa.

“O mercado está bem aquecido e nas pesquisas que realizamos pegamos um retrato de vários pontos do Estado. Em geral, todos estão falando que o mercado está aquecido, mas as vendas estão mais trabalhosas, pois o consumidor está mais exigente e sabendo mais o que quer comprar, o que exige mais do trabalho dos agentes de viagens”, comenta Santos.

Falta de mão de obra

“O gargalo que encontramos ainda é a falta de mão de obra. Muitos profissionais saíram do setor e não voltam mais, enquanto outros entraram, mas ainda não têm o conhecimento necessário. Por isso estamos trabalhando bastante essa parte da mão de obra”, comenta Santos, citando os treinamentos realizados pela associação (inclusive nesta edição do evento com a Ancoradouro, na qual a maior parte dos participantes é composta por agentes associados da entidade).

Um dos recentes projetos da Abav-SP | Aviesp é o Construindo o Futuro, que capacita jovens estudantes para que consigam empregos no Turismo. “Esse projeto surgiu como resposta a uma necessidade do nosso mercado. Com a pandemia, as agências acabaram perdendo seus colaboradores e a gente tem hoje diversas universidades com estudantes de Turismo querendo entrar no setor. Queremos deixar um legado para o nosso nosso mercado. No início do projeto, oito estudantes do Centro Paula Souza irão passar por uma imersão com nossos associados. Abordaremos questões que vão desde o atendimento até a escrita, com aulas sobre o setor aéreo, o de hotelaria e outros temas, junto a líderes das agências associadas. Depois disso, poderão ser contratados como estagiários ou funcionários do mercado”, destaca a diretora de Novos Negócios da Abav-SP | Aviesp, Juliana Assumpção

NDC em foco

Ela e Santos também dão destaque ao comitê de Tecnologia da associação. “O comitê de Tech está indo muito bem, lançamos ele neste ano e começamos com um trabalho focado no NDC. O pessoal está bem engajado e teremos uma próxima reunião virtual no dia 6 de julho e outra presencial no dia 10 de agosto”, contam.

"O Comitê de Tecnologia também fará um painel na próxima edição do Abav MeetingSP, falando sobre a integração com as companhias aéreas e os OBTs, para que estejam integrados nessa virada do NDC”, comenta Juliana. Ela conta que, com a integração da Abav-SP e a Aviesp, o maior desafio tem sido criar uma linguagem única para todos os associados, dentre os quais há agências compostas por uma pessoa, por exemplo, e grandes empresas.

Parceria com os fornecedores

O presidente da Abav-SP | Aviesp conta que eventos como este, realizado em parceria com a Ancoradouro, surgiram a partir de uma ideia de voltar com os treinamentos presenciais. “Estávamos procurando um formato no qual as pessoas realmente participassem. Reeditarmos o Papo Com Agente para uma coisa in loco, mas em parceria com os fornecedores. Percebemos que os agentes não conhecem pessoalmente as empresas, nunca as visitaram, e a ideia foi muito bem aceita pelo mercado”, conta Santos.

O objetivo, segundo ele, era fazer um projeto piloto e a associação começou junto ao Aeroporto de Guarulhos, que era um local onde a maior parte dos agentes passava, o que deu muito certo. "Depois disso, começaram a aparecer convites de diversos fornecedores para eventos no mesmo formato”, conta Santos.

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