Artur Luiz Andrade   |   18/08/2023 22:51
Atualizada em 18/10/2023 11:12

OTA 123Milhas suspende vendas flexíveis e reembolsa clientes com vouchers

Vouchers só podem ser usados na 123Milhas e valerão por 36 meses


A OTA 123Milhas, sediada em Belo Horizonte, e também acionista do grupo da MaxMilhas, anunciou nesta sexta-feira que, por tempo indeterminado, está suspendendo sua linha Promo123, que vendia pacotes e passagens a preços dinâmicos, com datas e fornecedores flexíveis. Após a publicação dessa notícia a assessoria da MaxMilhas enviou o seguinte posicionamento, afirmando que as empresas são do mesmo grupo, com sócios em comum, mas que a 123 não seria dona da Max: “Operações independentes: A Maxmilhas e a 123 Milhas têm alguns sócios investidores em comum, porém com operações independentes. Sendo assim, a 123 Milhas não é dona da Maxmilhas.”

Leia mais sobre a junção das duas empresas clicando aqui.

Os clientes da 123 que já estão com seus bilhetes emitidos, terão suas viagens honradas normalmente, garante a empresa no comunicado. Mas a empresa não irá emitir as passagens e pacotes vendidos com embarque previsto entre setembro e dezembro. Quem ainda não emitiu os vouchers da viagem receberá crédito para utilização na 123Milhas, corrigidos acima da inflação e no valor integral pago. Os vouchers referentes aos reembolsos valerão por 36 meses. Quem tiver viagens flexíveis compradas da Promo123 para 2024 também poderá pedir o reembolso via vouchers.

A suspensão é válida somente para o Promo123, de venda promocional com antecedência e com datas e fornecedores flexíveis, a exemplo do que fazia a Hurb. Os demais serviços da 123 continuam funcionando normalmente, garante a companhia em comunicado..

As vendas de passagens aéreas e pacotes flexíveis foram lançadas antes da pandemia e contavam com diversos fatores de mercado: passageiros dispostos a viajar em datas flexíveis, passagens promocionais das aéreas, desistência de muitos clientes e o volume gerado para as OTAs. Depois da pandemia, as passagens aéreas foram às alturas e a compra de bilhetes promocionais para honrar a venda de meses ou anos atrás ficou mais difícil. O governo chegou a intervir no caso da Hurb e proibir que a OTA vendesse passagens e pacotes nessa modalidade de viagens flexíveis e promocionais.

Confira as regras e o comunicado da 123Milhas:

“Atualização importante sobre seu pedido Promo”

A 123milhas sempre buscou agir com transparência e respeito com os seus clientes. Diante disso, gostaríamos de compartilhar uma atualização importante relacionada ao produto PROMO (passagens e/ou pacotes com datas flexíveis).

Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023.

Estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas.

Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto.

Minha passagem já emitida pela linha PROMO será mantida?

R: Sim. Se você recebeu sua passagem, localizador ou e-ticket, sua viagem está confirmada.

O que aconteceu com o meu pedido da linha PROMO que ainda não foi emitido?

R: Os pedidos da linha PROMO (passagens e/ou pacotes com datas flexíveis), com embarques previstos para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023, não serão emitidos. Nesse caso, estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas.

Meu pedido da linha PROMO é para embarque a partir de janeiro de 2024. Posso solicitar vouchers nas mesmas condições de quem embarcaria em 2023?

R: Sim, você pode solicitar seus vouchers desde já, clicando aqui.

Vou perder meu dinheiro?

R: Não. A 123milhas devolverá integralmente o valor pago por meio de vouchers, acrescido de correção monetária de 150% do CDI ao mês - acima da inflação e dos juros do mercado. Você poderá usar os vouchers em outros produtos da 123milhas, seja para passagens aéreas, hotéis ou pacotes.

Ao usar o meu voucher em outros produtos da 123milhas, tenho a garantia da emissão dos meus bilhetes?

R: Sim, todos os outros produtos da 123milhas são emitidos imediatamente a partir da compra.

Até quando poderei utilizar o meu voucher?

R: Os vouchers recebidos pelos clientes da linha PROMO poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da sua solicitação.

Quais são os canais oficiais disponíveis para solicitação do voucher?

R: Os vouchers poderão ser solicitados pelo site www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br na aba PROMO 123 ou através do WhatsApp verificado (31) 99397-0210

Quais são os canais oficiais para o uso do meu voucher?

R: Os vouchers deverão ser usados exclusivamente no site www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br. Estes são os únicos canais oficiais da 123milhas para o uso dos vouchers.

Como receberei meus vouchers solicitados?

R: Após a solicitação, que pode ser feita aqui,, você receberá seus vouchers em até 5 dias úteis pelo e-mail cadastrado do pagante.

Poderia optar pelo recebimento em dinheiro do valor a ser ressarcido?

R: A 123milhas devolverá integralmente o valor pago por meio de vouchers, acrescido de correção monetária de 150% do CDI ao mês - acima da inflação e dos juros do mercado. Você poderá usar os vouchers em outros produtos da 123milhas, seja para passagens aéreas, hotéis ou pacotes."

Saiba mais em https://123milhas.com/promo123/



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.