Da Redação   |   06/09/2023 09:47
Atualizada em 06/09/2023 10:15

STF mantém quebra de sigilo das contas de sócios da 123 Milhas

Para Carmen Lúcia, medida requisitada pela CPI das Pirâmides Financeiras é legal e justificada


Reprodução
Quebra de sigilo foi requisitada pela CPI das Pirâmides Financeiras
Quebra de sigilo foi requisitada pela CPI das Pirâmides Financeiras

A ministra do STF Carmen Lúcia rejeitou pedido para a suspensão da quebra de sigilo das contas dos sócios da 123 Milhas, os irmãos Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira, Cristiane Soares Madureira do Nascimento e da própria 123 Milhas. A decisão incluiu ponderação da ministra de que a quebra de sigilo requisitada pela CPI das Pirâmides Financeiras é "legal e justificada".

Além disso, Carmen Lúcia escreve que não cabe ao STF "substituir-se aos membros" da CPI, argumentando que a CPI dispõe de poderes para decretar quebra de sigilos. Em sua apelação ao STF, a defesa dos sócios da companhia alegou que não há "cabimento a suspeita de que os negócios da 123 Milhas envolvam pirâmide financeira". Isso se justificaria pela empresa não praticar serviços financeiros ou trabalhar em esquema de pirâmide.

Na decisão, é citado também um documento do presidente da CPI, Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), em que ele aponta que a 123 Milhas "pode configurar uma pirâmide financeira". "Cabe esclarecer que o argumento de que os serviços prestados pela impetrante não têm caráter financeiro não afasta a sua classificação de 'pirâmide financeira'", afirma o deputado.

O relator da CPI, deputado Ricardo Silva (PSD-SP), também citado, defende que a empresa praticava o esquema ilegal: "Eles vendiam a promessa de que iriam buscar uma passagem aérea, tentando trazer cada vez mais pessoas, por meio de ampla divulgação, de ampla publicidade. As pessoas colocam dinheiro e depois eles dizem que não vão conseguir honrar".

Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira devem depor à CPI das Criptomoedas hoje (6). Eles estão sob condução coercitiva, imposta também pela ministra Carmen Lúcia.

Leia a decisão na íntegra aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11147 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS