Rodrigo Vieira   |   30/04/2025 17:16
Atualizada em 02/05/2025 09:15

Unav cria programa de compliance em resposta à crise da ViagensPromo

Seguimos juntos, fazendo mais do que falando, diz comunicado da União Nacional das Agências de Viagens


PANROTAS / Emerson Souza
Adriano Pereira, Fanny Lunkes, Ines Melo e Duda Slud, da Unav
Adriano Pereira, Fanny Lunkes, Ines Melo e Duda Slud, da Unav

A União Nacional das Agências de Viagens (Unav - Central de Negócios) acaba de lançar um Programa de Compliance e Integridade. A iniciativa é uma resposta à crise da ViagensPromo, que era uma operadora parceira da Unav, deixou várias agências de viagens na mão e um rombo milionário no mercado. Por meio deste programa, o grupo pretende minimizar as possibilidades de perda das agências afiliadas de novas quebras de fornecedores.

Com o programa, a Unav busca estabelecer padrões éticos claros, fiscalizar práticas comerciais e promover a construção colaborativa com agências, fornecedores e especialistas. Entre as ações previstas estão o evento Unavers Day, um evento de escuta e construção conjunta, e a criação de um Conselho de Agências, no qual fará um debate técnico periódico.

A Unav reforça que o programa é um compromisso de longo prazo para tornar o mercado mais confiável, sólido e transparente, rompendo com práticas improvisadas do passado. O Programa de Compliance e Integridade da Unav deve sair de 90 a 120 dias.

PANROTAS / Emerson Souza
Duda Slud, diretor de Relacionamento da Unav
Duda Slud, diretor de Relacionamento da Unav

Tentando virar a chave

"Soletur, Master Turismo, Nascimento, MGM... e agora ViagensPromo. O mercado encara problemas recorrentes e parece nunca encontrar uma solução. A Unav está tentando virar a chave com esse programa de compliance, reunindo agências e fornecedores de maneira estruturada, com advogados especialistas em programas de integridade para orientar as agências e os fornecedores",

Duda Slud, diretor de Relacionamento com o Mercado da Unav

Slud reconhece que o momento é delicado, mas afirma que a única maneira de proteger o mercado de novas crises similares à da ViagensPromo é ultrapassar a barreira dos discursos e arregaçar as mangas para colocar um plano em prática.

"Estamos dando um passo adiante, aprendendo com tudo o que está acontecendo. As pessoas estão apontando os dedos à procura de culpados, mas o que estão fazendo para ajudar? A Unav está olhando pra frente, com um programa inovador, inédito, começando do zero uma iniciativa que tem como tendência avaliar a integridade do mercado frequentemente. Esse programa de compliance é uma pedra fundamental para unir o mercado e tentar ao máximo possível proteger todo mundo", afirma Slud.

Unav se defende das críticas do mercado

A Unav é certamente um desses "culpados" para os quais o mercado apontou o dedo, como o próprio diretor reconhece. Muitas agências se queixam pelo grupo ter recomendado a operadora, mas Duda Slud defende que a Unav sempre foi absolutamente transparente sobre seu relacionamento com a ViagensPromo e as outras fornecedoras parceiras.

"Nunca negamos nada sobre nosso relacionamento com a ViagensPromo, inclusive na remuneração da Unav. E absolutamente nenhuma agência Unav ficou sem suporte nesta crise. Atuamos muito fortemente no apoio às agências Unav. Todas conseguiram um apoio, alguns de última hora", garante Duda Slud, admitindo, enfim, que a Unav teve uma crise de imagem pela "queda" de um de seus principais parceiros.

"Reforço: nunca escondemos as cláusulas do nosso relacionamento. Nosso trabalho é a intermediação de acordos, é ajudar o fornecedor a vender por meio de um grupo de agências. Somos uma intermediadora de acordos, e assim também é com as outras operadoras parceiras continuam conosco: Orinter, Visual e TBO."

Essas três operadoras, somadas às duas que estão em negociação com a Unav, construirão o acordo de compliance todas juntas, segundo Duda Slud. "Todos os nossos parceiros farão parte da elaboração, e criaremos um board de agências Unav focadas no Programa de Compliance, que se reunirão frequentemente com os fornecedores", pondera.

Duda entende que o projeto é embrionário e deve sair no início do segundo semestre. "Se o fornecedor falha em alguma parte do programa, vamos dar um prazo para ele apresentar indícios suficientes que ele resolva, senão cancelaremos a parceria. Estamos estruturando essas medidas. Queremos transparência."

Ninguém fugiu de compromisso

Duda Slud se defende das acusações de que a CEO da Unav, Ines Melo, "fugiu" dos compromissos de ir a AbavTravelSP e WTM Latin America. Segundo o diretor de Relacionamento, Ines teve problemas particulares que a afastaram do dia a dia do Turismo, e coincidentemente aconteceram às vésperas das feiras. Ele rechaça firmemente os boatos e reitera: "a Unav não teme, pois nunca deixou de atender ninguém. Prometeu que atenderia as agências impactadas e cumpriu, com todo suporte possível".

Por fim, ele afirma que a Unav teve quase nenhuma evasão de agências de viagens desde a crise da ViagensPromo. A empresa segue com 1,3 mil agências de viagens afiliadas.

Leia o comunicado da Unav sobre o programa de compliance

Programa de Compliance e Integridade UNAV

A UNAV – Central de Negócios, alinhada ao seu compromisso de fortalecer as agências de viagens e promover um mercado mais profissional e sustentável, comunica o início da construção de seu Programa de Compliance e Integridade.

O mercado de turismo, há muito tempo, enfrenta ciclos recorrentes de crises — e, infelizmente, ainda não evoluímos na velocidade necessária para aprender com elas. Mesmo após abalos expressivos, a profissionalização do setor avança de forma lenta e fragmentada. Como resultado, são as agências de viagens que, muitas vezes, acabam arcando com os prejuízos, enquanto fornecedores e consumidores também sofrem perdas severas.

Com responsabilidade e visão de futuro, a UNAV acredita que é hora de agir de forma concreta. Mais do que discursos, queremos transformar o ambiente de negócios para que seja mais confiável, sólido e transparente para todos os players.

Por isso, estamos desenvolvendo, do zero, um programa interno de compliance que:

• Estabelecerá padrões éticos claros para fornecedores parceiros e agências UNAV;

• Fiscalizará práticas comerciais para garantir mais segurança e solidez nas relações;

• Promoverá a construção colaborativa, ouvindo o mercado, as agências e especialistas.

Todos os parceiros e agências UNAV serão convidados a participar do desenvolvimento desse programa. As agências UNAV terão diversas oportunidades de manifestação e contribuição, sendo algumas delas:

• Unavers Day: evento de escuta e construção conjunta;

• Conselho de Agências Unav: instância de representação e debate técnico.

O objetivo é profissionalizar de forma consistente e criar uma cultura de compliance que não existe hoje no setor de turismo no Brasil.

Sabemos que é um trabalho de longo prazo, mas estamos convictos de que não há mais espaço para a improvisação em um mercado que precisa evoluir, proteger seus negócios e reconstruir a confiança dos clientes.

O Programa de Compliance e Integridade da UNAV é mais do que um projeto: é um compromisso real com o futuro do turismo brasileiro.

Seguimos juntos, fazendo muito mais do que falando.

UNAV

Brasília, 30 de abril de 2025

www.unav.com.br

unav@unav.com.br

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