APT quer colocar tecnologia a favor dos agentes de viagens; veja objetivos da associação
Associação visa proteger profissionais do Turismo e também orientar o consumidor final, segundo presidente

Em entrevista ao Portal PANROTAS durante o PANROTAS Next Santos, o presidente da Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT), Eduardo Silveira, falou sobre os principais objetivos e desafios de sua gestão, que visa, entre outras metas, trazer melhorias ao trabalho realizado pelos agentes de viagens.
“Entre os principais desafios da associação, está colocar a tecnologia a favor do agente de viagens, ao mesmo tempo em que defendemos a consultoria e o conhecimento desses profissionais para oferecer o melhor ao cliente. Além desse desafio, temos outro, desde 2019, com a assinatura do pacto global da ONU, de trazer mais iniciativas de ESG para dentro da nossa categoria, utilizando vouchers eletrônicos, falando sobre o nosso papel e o do turista na preservação, na geração de emprego e renda nas comunidades, na economia circular do Turismo"
Eduardo Silveira, Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT)
Ele também destaca as demandas e desafios da região da baixada santista. “Aqui nós temos a demanda para o novo aeroporto regional e para o túnel Santos-Guarujá, por exemplo", conta o presidente da APT, que hoje tem 150 associados.
ATP visa promover a união do setor de Turismo
Á frente de seu quinto mandato como presidente da associação, Eduardo Silveira conta que a associação foi criada há 27 anos para pensar o que pode ser benéfico para a categoria e o que pode promover a união do setor. Ao longo dos anos, a APT foi se destacando devido aos grandes eventos que organiza e também por outras iniciativas. Depois da pandemia, a associação ganhou ainda mais notoriedade, segundo o presidente.
"Esse período trouxe uma ressignificação da nossa indústria e houve a necessidade de nos comunicarmos com a sociedade, com o consumidor final, com o turista, pedindo para ele não cancelar as viagens, explicando os protocolos de segurança, falando que era possível voltar na retomada e, a partir daí, fomos incentivando as pessoas a saírem de casa. Criamos várias ações de marketing e comunicação e fomos ganhando notoriedade e destaque", diz.
"Eu fui para Brasília na época da pandemia pedir a liberação da temporada de cruzeiros quando aconteceu o fechamento. Então, a gente se envolveu muito. Porque a gente entende que quando defende a nossa cidade e a prepara para o morador, também estamos preparando ela para o turista. Quem vem para Santos, por exemplo, quer curtir, quer conhecer, quer viver isso aqui. As pessoas falam muito sobre o turismo de experiência, mas na verdade a gente tem um novo Turismo, que é o da vivência. As pessoas querem viver como nativos"
Eduardo Silveira, Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT)
Segundo ele, hoje a associação entende que além de seu papel social, de proteger o agente de viagens, também tem o papel de orientar o consumidor final, mostrando os diferenciais da região e falando do protagonismo do Turismo, não só regional, mas também internacional. "Temos um assento no Conselho Municipal do Turismo de Santos e estamos integrados com todas as cidades da Baixada Santista. Então, realizamos muitos eventos nas cidades da região.
Sobre a participação no PANROTAS Next Santos, onde a associação participou como patrocinadora, ele comenta: "A PANROTAS fez pela primeira vez o Next em Santos para todos os profissionais do Turismo e eu acho que isso mostra a importância da nossa cidade, da nossa região e o destaque nacional que Santos tem", conclui o presidente da APT.
O PANROTAS Next Santos é patrocinado por Bahia Turismo, Governo do Estado da Bahia, Grupo Confiança, Curaçao, Governo do Estado do Espírito Santo, Europ Assistance, ITA Airways, Mato Grosso do Sul, Promperú, Paraná, Visual Turismo, Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista, Bourbon Convention Hotel Santos e Prefeitura de Fortaleza.