TZ Viagens desembolsa R$ 1,5 milhão para cobrir rombo da ViagensPromo
Com 304 franqueados, CEO Paulo Manuel diz que acredita chegar a 350 agências até o fim do ano

A franqueadora TZ Viagens desembolsou quase R$ 1,5 milhão para apoiar as agências do grupo com o rombo deixado pela quebra da ViagensPromo. Segundo o CEO da TZ Viagens, Paulo Manuel, sua empresa arcou com metade do prejuízo de cada venda não honrada pela operadora.
De acordo com Manuel, a ViagensPromo foi a única quebra já registrada por um fornecedor homologado pela franqueadora, "uma quebra que não se repetirá". A TZ Viagens trabalha com American Travel, Azul Viagens, BRT Operadora, Cativa, CVC, EHTL, FRT, Interep, Orinter e Trend. Além dessas dez operadoras, a TZ Viagens tem 20 fornecedores homologados. As 304 franquias do grupo só podem negociar com empresas que têm o aval da TZ.
Em busca de mais conversões
O foco estratégico da TZ Viagens atualmente é converter agências de viagens multimarcas a franquias. Segundo Paulo Manuel, mais de 20 já fizeram o movimento em 2025. A expectativa é terminar o ano com pelo menos 350 unidades., ou seja, precisaria de pelo menos 46 conversões.

Seus principais argumentos para atrair agências para a TZ Viagens são: suporte da franqueadora, curadoria de fornecedores homologados, acordos diferenciados devido à escalabilidade, ajuda mútua entre membros da comunidade, treinamentos diários para os franqueados, geração de leads para as agências por meio de marketing digital e outras ferramentas, entre outros.
"Escalabilidade é algo importante, pois damos vários benefícios para os fornecedores, como treinamentos, viagens de capacitação além, é claro, de volume de vendas. Também somos facilitadores do pós-venda. Nossa busca é sempre por uma comunicação horizontal com os franqueados e parceiros, para ouvir gargalos de todos os lados, do agente ao cliente, passando pelos fornecedores", afirma.
Vendas apenas via franqueados
Paulo Manuel acrescenta como diferencial da TZ Viagens o fato de que a franqueadora não realiza vendas. "Não temos lojas próprias, não vendemos on-line em nosso portal. Nosso site serve para encaminhar vendas aos nossos franqueados, esses sim vendem por whatsapp ou por outros canais, mas sempre com o apoio de um especialista. Inclusive atualizamos nosso portal recentemente e nele todo o esforço é para enviar as vendas para nossos especialistas. Temos no site um bot para suporte e nada mais. Ninguém consegue comprar nada no portal da TZ Viagens", garante.
Por fim, o CEO conta que a TZ Viagens tinha 43 franqueados em 2020, uma alta de mais de sete vezes nestes cinco anos. Cerca de 80% das agências de viagens pertencentes ao grupo são home office. A única região que conta com mais lojas físicas é o Centro-Oeste, um grande case de sucesso, segundo Manuel. Ele espera reunir a maioria dos parceiros em outubro, para a Convenção Anual da TZ Viagens, no Pestana, em São Paulo.
Para os interessados em saber mais sobre a TZ Viagens, o contato é por meio do site franquia.tzviagens.com.br.