Pedro Menezes   |   03/10/2025 12:44
Atualizada em 03/10/2025 12:46

Abracorp repudia descontos irreais em licitações de aéreo: "enfraquece o agenciamento"

Siderley alerta que agências de viagens responsáveis por essas práticas fazem manobras irregulares

PANROTAS / Filip Calixto
Siderley Santos, presidente do Conselho da Abracorp
Siderley Santos, presidente do Conselho da Abracorp

A Abracorp (Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas) também se manifestou a respeito da denúncia feita pela Abav-DF, nesta sexta-feira (3), sobre agências de viagens estarem oferecendo descontos de até 55%, e até taxas negativas, em certames realizados por órgãos da Administração Pública.

Siderley Santos, presidente do Conselho da Abracorp, em entrevista ao Portal PANROTAS, afirmou que os irreais percentuais apontados nas denúncias “não fazem sentido” e não correspondem a contratos ou práticas legítimas no mercado. Ele alertou ainda que agências de viagens que prometem descontos tão elevados ou até mesmo cobram taxas negativas, estão utilizando-se de manobras irregulares.

“Profissionais sérios, que investem em equipe, tecnologia e estrutura, não conseguem operar desta maneira. A transparência com o cliente é fundamental. Práticas que não respeitam esse princípio não podem ser aceitas. Em nome da Abracorp, repudio totalmente essa situação de querer ganhar de uma forma que não é transparente ou correta. Isso entristece e enfraquece o agenciamento como um todo. Por isso, digo que as companhias aéreas têm que auditar e as agências de viagens devem continuar trabalhando com seriedade"

Siderley Santos, presidente do Conselho da Abracorp

A entidade também esclareceu que qualquer situação de “fee negativo” só é possível se houver receita legítima de algum fornecedor, como comissão de hotéis, incentivo de companhias aéreas ou outros repasses autorizados. Segundo Siderley, ao oferecer serviços sem remuneração, a agência de viagens está praticando irregularidade e colocando em risco a credibilidade do mercado.

Em nome da Abracorp, Siderley reforçou ainda que tais práticas representam um grande alerta para gestores de viagens sérios e órgãos públicos, que devem avaliar propostas com cautela, garantindo que sejam éticas, transparentes e compatíveis com os padrões do mercado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4011 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.