Capacitação com capilaridade: os planos da Abav-SP | Aviesp para o próximo biênio
Diversidade, representatividade e inovação são alguns dos focos da entidade presidida por Bruno Waltrick

A Abav-SP | Aviesp passou por eleição nesta quinta-feira (2), reelegendo Bruno Waltrick como presidente da entidade. Ele destacou os caminhos que a associação deve tomar para o biênio 2025-2027, apontando diversidade, representatividade, inovação e capacitação como focos.
A chapa eleita, "Juntos pelo Turismo", possui um conselho que abrange dezesseis cidades do Estado, sendo também 40% feminina.
"Nós montamos a chapa pensando nessa questão de capilaridade e representatividade. Queremos manter o trabalho que vem sido feito desde a gestão anterior, do Fernando Santos, e trazer coisas novas, pensando no crescimento do número de associados mas também em questões como inovação e capacitação"
Bruno Waltrick, presidente da Abav-SP | Aviesp
A junção da Abav-SP e da Aviesp veio neste sentido, conforme explicou Waltrick, e portanto a diversidade de agências vem sendo trabalhada desde então. Agora, a ideia é que o litoral também esteja cada vez mais integrado. Com isso, a entidade seguirá apostando em eventos itinerantes como o Café com Agente, que percorre as cidades para ouvir associados e não associados, além de apresentar o trabalho da associação.
"Além disso, vamos manter o Papo com o Presidente, que fizemos ao longo desses dois anos, e outras iniciativas como capacitações com agências de luxo, que chegará na terceira edição", apontou Waltrick.
Ao todo, a Abav-SP | Aviesp conseguiu impactar mais de 13 mil pessoas, contando também os maiores eventos: a Abav TravelSP, que seguirá acontecendo em Campinas no primeiro trimestre, e o MeetingSP, em dezembro, fechando o ano.
Importância da entidade e maior número de associados

A Abav-SP | Aviesp espera aumentar o número de associados, o que vem sendo um desafio há alguns anos, apesar das agências entenderem a importância da entidade cada vez mais. O número de afiliados varia mês a mês, com a entidade recebendo novas inscrições e descadastrando outras.
"Todo mês a gente recebe novos associados, mas também saem outros. A associação não é mensurável. Se não entenderem a importância, eles saem, mas quando precisam da gente, voltam. É um trabalho de formiguinha e por isso motivo também investirmos no Café com Agente, passando por diversas cidades"
Juliana Assumpção, diretora executiva da Abav-SP | Aviesp
O trabalho do Café com Agente passa por um mapeamento estratégico de cidades. Por meio do Cadastur, a entidade conseguiu entender a representatividade de cada município e onde tinham maiores oportunidades de crescimento para trazer novos associados.
"Estar perto do associado faz com que ele perceba ainda mais a importância da associação e as próprias agências estão entendendo isso por conta própria, dando relatos que se não estivessem associadas à Abav-SP | Aviesp teriam quebrado na pandemia. Então a gente vem quebrando esse paradigma de que não é importante estar dentro de uma associação", finaliza Waltrick.
Nova diretoria eleita
Além de Bruno Waltrick na presidência, Fernando Santos, da Conextravel Turismo, segue como vice-presidente administrativo e financeiro, assim como Edmar Bull, da Copastur, que continua como VP de relações institucionais.
Veja a diretoria completa aqui e fotos de membros no álbum abaixo: