Filip Calixto   |   06/02/2026 16:49

Justiça do Rio nega pedido de revogação de prisão feito por fundador da Hurb

Empresário está foragido, descumpriu medidas cautelares e segue na lista da Interpol

Divulgação/Hurb
O processo segue em andamento, e João Ricardo Mendes continua sendo procurado pelas autoridades
O processo segue em andamento, e João Ricardo Mendes continua sendo procurado pelas autoridades

A Justiça do Rio de Janeiro negou um pedido apresentado pela defesa de João Ricardo Mendes, fundador e ex-CEO da agência de viagens Hurb (antigo Hotel Urbano), para revogar ou converter em prisão domiciliar o mandado de prisão expedido contra o empresário. As informações são do portal Metrópoles.

Mendes está foragido desde o início de janeiro e teve o nome incluído na lista vermelha de procurados da Interpol. Ele é denunciado pelo MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) pelos crimes de furto qualificado e adulteração de identificação de veículo.

O ex-CEO da Hurb foi preso em flagrante no dia 5 de janeiro, no Aeroporto Regional de Jericoacoara, no Ceará, ao tentar embarcar com um documento falso. Na ocasião, a tornozeleira eletrônica que utilizava estava descarregada.

Após audiência de custódia, Mendes foi solto mediante o cumprimento de medidas cautelares, como o uso contínuo da tornozeleira eletrônica, comparecimento periódico à Justiça e apresentação de relatórios médicos. Segundo o MPRJ, essas determinações não vinham sendo cumpridas.

A defesa do empresário solicitou à Justiça a revogação da prisão ou a conversão da medida em prisão domiciliar, alegando que Mendes possui "grave patologia mental" e não poderia permanecer em unidade prisional comum. O pedido foi contestado pelo Ministério Público.

O juiz André Felipe Veras de Oliveira, da 32ª Vara Criminal do Rio, negou a solicitação. Em decisão citada pelo Metrópoles, o magistrado afirmou que o fato de o réu estar foragido compromete a aplicação da lei penal em caso de condenação. O juiz também destacou o descumprimento das medidas cautelares e a prática de novo crime durante o período em que Mendes estava em liberdade.

O processo segue em andamento, e João Ricardo Mendes continua sendo procurado pelas autoridades.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7701 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes