MTur abre cadastro para agências que querem receber turistas chineses no Brasil
Para participar, empresas devem estar cadastradas e regularizadas no Cadastur, sistema oficial do MTur

O Ministério do Turismo abriu ontem (30) o cadastro para agências de viagens interessadas em atender turistas chineses. A ação acontece no momento em que o Brasil estuda adotar a política de reciprocidade de exigência de visto. Desde o ano passado, a China não exige o visto de turistas brasileiros.
O chamamento público é direcionado a agências de viagens que desejam atuar no planejamento e na recepção de grupos vindos da China. As inscrições podem ser realizadas exclusivamente de forma on-line, por meio deste link, até o dia 17 de abril. A medida tem como objetivo qualificar a oferta turística nacional de olho nesse mercado estratégico.
Quem pode participar da seleção
Para participar, as empresas devem estar cadastradas e regularizadas no Cadastur, sistema oficial do Ministério do Turismo, além de concordar com os termos do acordo bilateral firmado entre os países. Também é necessário aceitar o Termo de Responsabilidade e solicitar a inscrição no sistema ADS China, que regulamenta o envio de grupos turísticos chineses ao Exterior.
O resultado da seleção está previsto para ser divulgado no dia 27 de abril, tanto no Diário Oficial da União (DOU) quanto no portal do Ministério do Turismo na internet. As empresas habilitadas terão validade de um ano para atuação, enquanto aquelas já aprovadas em chamamento anterior recente estarão dispensadas de nova inscrição.
“O fortalecimento das relações turísticas entre Brasil e China ganha mais um impulso com a abertura dessa nova frente de atuação para o setor privado”, afirma o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, que ressaltou a celebração do Ano Cultural Brasil-China em 2026.
“A iniciativa representa mais um passo na estratégia de internacionalização do Turismo brasileiro, ao criar condições para ampliar a presença de visitantes chineses no País e fortalecer a cooperação bilateral. Ao incentivar a qualificação e a organização do setor, o Ministério do Turismo contribui para tornar o Brasil ainda mais preparado para receber turistas de diferentes partes do mundo”, afirma o ministro.
Serviço
Seleção de agências que querem receber turistas chineses
- Quem pode participar: agências de viagens e Turismo;
- Link para inscrição: Clique aqui;
- Requisito obrigatório: situação regular no Cadastur;
- Período de inscrições: 30 de março a 17 de abril de 2026;
- Forma de inscrição: exclusivamente on-line;
- Resultado: 27 de abril, no DOU e no site do MTur;
- Validade da habilitação: um ano.