Especial para o Portal PANROTAS Claudio Schapochnik   |   24/11/2025 09:59

Famtour da Flot explora o deserto da Namíbia e realiza safári; veja fotos

Grupo pôde observar animais e o encontro do deserto com o mar nesse fim de semana na Namíbia

Claudio Schapochnik
O grupo do fam da Flot posa com o navio ao fundo
O grupo do fam da Flot posa com o navio ao fundo

NAMÍBIA - O diretor da Flot, Eduardo Barbosa, definiu o último sábado (22) como um dia de experiências fantásticas na Namíbia. Pudera, pois os 11 agentes de viagens que Barbosa leva ao país africano num famtur, com o receptivo da Gondwana, observaram baleias, focas, pelicanos, cormorões e flamingos nos passeios de catamarã e carro.

Em relação aos atrativos geológicos, a experiência foi igualmente fantástica. Como ver as salinas, as dunas do deserto e o encontro deste com o mar. Tudo isso ocorreu na cidade de Walvis Bay, a segunda maior do país – depois da capital, Windhoek –, localizada bem no centro do litoral da nação.

Catamarã e observação de animais

O grupo da Flot fez um passeio de manhã inteira na Baía de Walvis, a 35 quilômetros ao Sul de Swakopmund. O catamarã saiu do porto da cidade, onde também atracam navios de cruzeiro e de carga.

Ainda com o dia nublado, os agentes viram por diversas vezes as baleias subirem à superfície para respirar e mostrarem as caudas. Eles também observaram a colônia de milhares de focas que vive numa península e de cormorões.

A embarcação recebeu “visitas” de focas e pelicanos, acostumados à presença humana, que ganharam peixes de presente.

Sal, Flamingos e Deserto

Depois do passeio de catamarã, onde o almoço estava incluso, o grupo seguiu em carros para a Lagos dos Flamingos. Lá vivem centenas de aves de mesmo nome.

Logo após, os agentes conheceram as salinas da cidade. A produção de sal ocorre via evaporação da água em enormes terrenos. Uma bela paisagem.

O passeio seguiu até Sandwich Harbor, uma extensa área protegida. Lá estão o deserto, no caso de areia bem fina e cheio de dunas, e o mar.

Na parte das dunas, o passeio foi “com aventura”, mas sem radicalismo. Os motoristas percorreram as dunas com manobras que garantiram suspiros e emoção, sem deixar de lado a segurança.

O ponto alto, literalmente, foi a parada para observar o encontro do deserto com o mar no alto de uma duna. De fato, a natureza na Namíbia é maravilhosa.

No retorno ao hotel em Swakopmund houve uma parada para um lanche da tarde.

Após um breve tempo livre, o grupo foi jantar no Altstadt Restaurant, de cozinha alemã, e retornou ao hotel.


Safári marca domingo do fam da Flot na Namíbia

Nesse domingo (23), o famtur da Flot na Namíbia chegou em Damaraland, ao Norte do país africano. O grupo de 11 agentes de viagens fez check-in, por volta das 15h (horário local; 10h em Brasília), no Palmwag Lodge & Camp, na região de Damaraland. O ponto alto foi o safári realizado no final da tarde.

A viagem desde a cidade de Swakopmund levou sete horas. Foram cerca de 430 quilômetros percorridos com o ônibus do fam, com algumas paradas para observar detalhes do relevo, da natureza e da vida animal.

No início da jornada, a estrada seguia em paralelo às praias, com o deserto de areia do lado direito. Nas proximidades de Swakopmund deu para observar duas salinas e muitos pescadores.

Navio encalhado, fungos e líquens

O ônibus fez uma parada nessa região. Os agentes puderam ver a carcaça de um navio encalhado perto da praia. O monte de ferro enferrujado virou puleiro de aves marinhas.

Mais à frente, outra parada. Dessa vez para observar micro-organismos, como líquens e fungos, presentes na superfície de pedras – desde grandes a bem pequenas. Um espetáculo de natureza, padrões e cores.

Adeus, deserto!

Mais à frente o ônibus entrou na área de um parque nacional, o Skeleton Coast Park. Depois de percorrer mais alguns quilômetros, o ônibus entrou à direita e iniciou a viagem pelo interior, deixando a costa namíbia.

O almoço foi a bordo do ônibus, com lunch box.

Gradativamente a paisagem começou a mudar: a paisagem desértica, de areia e pedra, foi dando lugar a uma terra com montanhas isoladas ou próximas e um verde das gramíneas, dos arbustos e das árvores, e a presença de aves e mamíferos.

O fam da Flot observou uma manada de antílopes, distante, e uma girafa, ao que parece bem jovem, pela estatura baixa ainda do animal, bem de perto do ônibus.

O safári

Pouco tempo depois o grupo chegou ao Palmwag Lodge & Camp. O hotel também integra a Gondwana Collection – o braço hoteleiro do grupo de Turismo namíbio Gondwana.

A primeira atividade no hotel foi fazer um safári de contemplação de uma reserva próxima ao Palmwag, entre 17h e 20h.

O passeio, em dois carros de safári, percorreu uma trilha que passou por alguns pontos-chave da reserva. Animais de grande porte só foram avistados a longa distância, como girafas e coiotes. Antes de voltar ao hotel, os rangers serviram petiscos e bebidas na happy hour antes do pôr-do-sol.

No retorno ao lodge, o grupo jantou. Hoje (segunda, 24), os agentes do fam da Flot saem bem cedo, às 6h, para o programa Rhino Tracking. O foco é a observação do rinoceronte-negro, que vive na região e está ameaçada de extinção.


A PANROTAS viaja a convite da Flot Viagens, voando South African Airways (SAA) com seguro de viagem GTA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16093 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS