Artur Luiz Andrade   |   28/04/2021 11:39
Atualizada em 28/04/2021 11:44

Clientes da Zarpo afetados por restrições optam por remarcação

Dados são da OTA Zarpo, que identifica ainda vendas mais longas para o segundo semestre


Divulgação/Zarpo
Club Med Rio das Pedras
Club Med Rio das Pedras
Levantamento feito pela OTA Zarpo, em março deste ano, mostra que o número de contatos de clientes que tiveram reservas afetadas aumentou quase cinco vezes quando comparado com janeiro, por viagens que aconteceriam ao longo do ano. O mesmo recorte mostra que 85% destes clientes sinalizaram preferência por remarcar ou ter o valor da compra revertidos em créditos, podendo ser usados em reservas futuras. O número demonstra que, mesmo que haja uma preocupação em viajar atualmente, a esperança de poder viajar nos próximos meses é uma realidade.

A princípio, o Zarpo prevê que o foco do turismo será hiperlocal, seguindo a tendência “staycation”, priorizando viagens de carro, por exemplo. “Para o momento de retomada, o Turismo nacional ganhará força. É difícil fazer previsão para a volta do internacional, pois são poucos os países que estão abertos para receber turistas brasileiros. Porém, como o nosso foco está em viagens nacionais, somos menos afetados pela impossibilidade de viagens para fora do País”, afirma Daniel Topper, CEO do Zarpo.

Na OTA, 80% dos clientes estão na região Sudeste e, consequentemente, as viagens para essa região representaram quase 56% das reservas feitas em março de 2021, com check-in no próprio mês, com destaque para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já entre as reservas feitas em março, mas com check-in para o segundo semestre, o Nordeste representa 57,5% das viagens, com destino para Bahia e Alagoas. Assim, os turistas esperam que no segundo semestre seja possível realizar viagens para destinos mais distantes, com deslocamento de avião.

Com o objetivo de estar 100% preparado para quando a demanda por viagens chegar, a agência aposta nos investimentos em tecnologia e aumento do portfólio de hotéis, entre outros projetos. “Com base nos resultados do ano passado, nossa tomada de decisão é muito mais assertiva, com uma projeção financeira melhor, baseada na curva da retomada do último ano”, explica o CEO do Zarpo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.