Alentejo, Centro, Madeira e Açores: as apostas para quem busca um Portugal autêntico
Abreu e Turismo de Portugal apontam regiões que devem ganhar destaque entre agentes e viajantes

ÉVORA (Portugal) - O quarto dia do MegaFam Abreu em Portugal trouxe um recado claro para o mercado brasileiro: há um Portugal além dos roteiros tradicionais, e ele precisa ser mais conhecido pelos agentes e pelos viajantes.
Durante a programação em Évora, no Alentejo, Ronnie Corrêa, diretor geral da Abreu no Brasil, e Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, destacaram os destinos que consideram essenciais para quem busca experiências novas no país europeu.
Enquanto o grupo conhecia o centro histórico da cidade Corrêa e Cardoso detalharam quais áreas do país oferecem o potencial mais interessante para quem busca um Portugal menos previsível e mais diverso.
Alentejo e Centro de Portugal: as indicações de Ronnie Corrêa
Para Ronnie Corrêa, dois destinos se complementam e representam oportunidades claras de ampliação dos roteiros vendidos ao Brasil: o Alentejo, onde o MegaFam está hospedado, e o Centro de Portugal.
"São dois destinos complementares. O Centro tem Coimbra, claro, mas é muito mais do que Coimbra. E o Alentejo tem praia, história medieval, vinho... é um interior completamente diferente de tudo que você já viu", apontou o diretor geral da Abreu no Brasil.

O executivo destaca que esses territórios oferecem experiências variadas e surpreendentes, com potencial para serem combinadas com programas mais conhecidos. Segundo ele, a diversidade de um país pequeno como Portugal é um diferencial competitivo que deve ser explorado:
"Encontramos aqui uma variedade que poucos lugares do mundo oferecem. É nosso papel mostrar esse Portugal diferente"
Ronnie Corrêa, diretor geral da Abreu no Brasil
Madeira, Açores e o valor do interior: os três pilares de Bernardo Cardoso
Cardoso reforça a mesma direção, mas amplia o foco para além do continente. Para ele, a Ilha da Madeira, Açores e o interior de Portugal representam a verdadeira essência do país - e o grande diferencial para o viajante brasileiro.

Ao ouvir que a experiência na Madeira havia sido positiva, ele comenta: "Os Açores ainda vão te surpreender mais que a Madeira. Porque é totalmente diferente. Como é que um país consegue ter esta diversidade?", questiona.
Ele lembra que parte da identidade portuguesa está nas pequenas cidades, vilas históricas e paisagens naturais que o visitante só encontra ao sair dos centros urbanos mais famosos.
"Você só descobre a alma portuguesa no interior. É lá que está a verdadeira essência do país e também da ligação entre Brasil e Portugal"
Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil
Bernardo cita ainda o potencial do Alentejo para experiências únicas, como roteiros de vinhos, visitas a castelos e momentos de inverno que ele descreve como "inesquecíveis".

Quais destinos o trade deve observar?
A partir das recomendações de Ronnie e Bernardo, quatro regiões aparecem como prioritárias para ampliar a oferta ao mercado brasileiro:
- Alentejo: vinícolas, gastronomia, castelos e vilas históricas, com paisagens que variam do campo ao litoral.
- Centro de Portugal: cidades medievais, patrimônio cultural, história universitária e natureza.
- Ilha da Madeira: trilhas, montanhas, levadas, gastronomia e experiências de aventura.
- Açores: vulcões, lagos, cenários naturais únicos e cultura própria.
A reportagem da PANROTAS viaja a convite da Abreu com proteção Hero Seguros.