Movida

Rodrigo Vieira   |   28/07/2021 19:26   |   Atualizada em 29/07/2021 13:45

Viagens de luxo e aventura no Brasil: consultor mostra caminhos e produtos

Guilherme Padilha, CEO da Auroraeco, trabalha com o segmento há 21 anos e fala da realidade atual



Operadores e agentes de viagens que reclamam da oferta de luxo, aventura e ecoturismo no Brasil não estão sendo totalmente injustos. O País está mesmo aquém até de concorrentes com potencial natural abaixo do nosso. Por outro lado, quem está disposto a mergulhar neste nicho e fazer dele seu carro-chefe, nunca esteve com tanta procura, devido ao fechamento das fronteiras internacionais provocado pela pandemia.

É o caso de Guilherme Padilha, CEO da Auroraeco, empresa de 21 anos localizada em São Paulo. Especialista em ecoturismo no Brasil e no Exterior, ele já tinha em mãos a expertise e os produtos para agradar um viajante exigente. Padilha participou do Bastidores do Turismo desta semana e trouxe várias dicas sobre o nicho no doméstico, que segundo ele tende a crescer como um bom legado que esta pandemia ao menos nos deixa.

Entre destinos e modelo de atuação, veja algumas destas dicas (e assista ao vídeo para vê-las integralmente).

DESTINOS DE LUXO E AVENTURA
1. Parque Nacional Anavilhanas (Amazonas)
Ótimos lodges de selva compõem a oferta do local, além de barcos de alto padrão para charters.

2. Alter do Chão (Pará)
Destino banhado pelo rio Tapajós, também conhecido como o Caribe Amazônico.

3. Lençóis Maranhenses
Destaque para a região de Atins, cidade do Maranhão que, segundo Padilha, desenvolveu boa hotelaria nos últimos dois anos, o que coincidiu com este boom da pandemia no doméstico.

4. Fernando de Noronha (PE)
O arquipélago sempre muito procurado por brasileiros. Já vinha em uma crescente pré-pandemia e agora está com uma demanda explosiva.

5. Pantanal
É sempre é uma opção incrível, na visão de Padilha, mas ainda com potencial enorme.

6. Cerrado
O CEO da Auroraeco destaca a Pousada Trijunção, na divisa entre Minas Gerais, Bahia e Goiás. "O cerrado tem opções mais escondidas. Tenho vendido muito o Trijunção, que tem opções de 'safári brasileiro', com conforto charme e atividades atraentes", afirma Padilha.

7. Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul)
O Sul se apresenta como uma região de muita força turística principalmente a paulistas e fluminenses que buscam viagens de alto padrão. "O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, tem um apelo regional muito forte, com paisagens deslumbrantes e excelentes vinhos", indica o especialista.

8 . Litorais do Ceará e do Piauí
Na visão de Guilherme Padilha, os litorais cearense e piauiense estão com opções interessantes no Turismo de luxo. No verão nordestino, para ele, as vendas estão voltadas a essas regiões.

NO LUXO, HOTELARIA É (QUASE) TUDO
A previsão de novas aberturas na hotelaria de charme e luxo nos próximos anos é um legado positivo que a pandemia pode ter trazido ao mercado nacional. E é o setor de hospitalidade que abre o caminho para a descoberta de novos produtos de alto padrão Brasil adentro.

"A hotelaria permeia as prateleiras de luxo. É o primeiro passo na jornada e no destino", pondera Guilherme Padilha. "Porém, sem serviços e atrativos relevantes, ou sem uma história interessante para ser contada, aquilo acaba virando um produto vazio. É fundamental que um conteúdo histórico e cultural relevante seja aderido ao contexto."

E OS PREÇOS?
De acordo com o CEO da Auroraeco, o tíquete médio da hotelaria de luxo nacional subiu na pandemia, mas ainda assim são tarifas atraentes na comparação com viagens internacionais. "Com exceção à alta temporada em destinos muito bombásticos, há diversas opções com preços justos."

VIAGENS DE BIKE E TREKKING
Viagens de bicicleta e trilhas são produtos que estão crescendo exponencialmente com o viajante de alto padrão no Brasil.

A infraestrutura cicloviária se desenvolve no País e, na garupa deste crescimento, a procura por rotas de bike tem sido de alta demanda, ao menos na Auroraeco.

Novamente ele, o Vale dos Vinhedos, é opção número um mencionada por Padilha neste nicho. "Lá é possível fazer viagens de bicicleta com experiências excepcionais de gastronomia e vinho", afirma.

Na Chapada Diamantina também há opções sedutoras para os ciclistas, apesar de neste caso, ser exigida uma pedalada um pouco mais técnica, com um nível de habilidade intermediário.

Costa do Cacau, na Bahia, é outa dica para bikes. "A região está desenhando roteiros de alto padrão para além das praias. Vale a pena conhecer", conclui Padilha.

MUDANÇA DE PROPÓSITO
Um Turismo responsável, que agregue valor ao destino e à comunidade nele inserida, é fundamental na escolha do viajante de luxo do Brasil, em sua visão. "É papel das empresas que vendem viagens de alto padrão reinvestir uma parte do faturamento no desenvolvimento desses locais", acrescenta.

Quando o assunto é destino de natureza, portanto, é fundamental trabalhar com hotéis que respeitem o meio ambiente. "Todas opções que estão surgindo já nascem com esse propósito, com esse DNA de respeitar o meio ambiente, até porque sem isso não têm mais espaço com o consumidor."

VITRINE DIGITAL É ESSENCIAL
Todas as empresas de Turismo, do fornecedor ao distribuidor, que não têm presença on-line precisa mudar radicalmente. O cliente está no digital e, sem ele, o produto provavelmente será descartado.

Saiba mais no Instagram @Auroraeco, no Facebook ou no auroraeco.com.br

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias