Filip Calixto   |   28/07/2021 18:00
Atualizada em 29/07/2021 09:09

Spoilers de pesquisa TRVL LAB/ELO; brasileiro gosta de viajar a trabalho

Pesquisa insights para o Turismo vai trazer as tendências no mercado nacional de viagens


Reprodução
Carolina Sass de Haro, da Mapie, Fillipi Nobre, da Elo, e Artur Andrade, da PANROTAS, anteciparam alguns dados da 2ª edição da pesquisa Insights para o Turismo
Carolina Sass de Haro, da Mapie, Fillipi Nobre, da Elo, e Artur Andrade, da PANROTAS, anteciparam alguns dados da 2ª edição da pesquisa Insights para o Turismo
Seja no lazer ou no corporativo, os viajantes brasileiros contam os dias para voltar a viajar, mas devem ser mais criteriosos na escolha dos destinos e no momento da viagem. Esses são alguns dos apontamentos que aparecem na 2ª edição da pesquisa Insights para o Turismo, que será publicada em agosto pelo TRVL LAB e a ELO.

Embora o relatório ainda não tenha sido publicada, alguns dados foram antecipados no segundo dia do Tendências 360, um evento realizado pela Mapie e que, até amanhã (29), debate os rumos do setor. O spoiler teve alguns dados apontados por Artur Andrade, editor-chefe da PANROTAS, Fillipi Nobre, superintendente de Desenvolvimento de Negócios da Elo, e Carolina Sass de Haro, sócia-diretora da Mapie. A PANROTAS e a Mapie são parceiras no projeto TRVL LAB.

Confira abaixo alguns dos principais apontamentos do levantamento:

- No corporativo, 84% dos viajantes nacionais gostam de viajar a trabalho e querem retomar o hábito;

- Cerca de 71% dos que fazem viagens de negócios regularmente preferem os eventos presenciais;

- A pandemia, no entanto, deve impor ao viajante de negócios maior preocupação com a qualidade de vida e para o tempo que tem com a família. “A pesquisa aponta que o viajante corporativo quer retomar sua rotina só que de maneira menos intensa e mais planejada”, apontou Andrade.

- No lazer, 75% dos pesquisados afirmam que desejam viagens com sol e praia e 35% escolheriam o Nordeste como destino;

- O formato da viagem, contudo, deve mudar. Segundo a antecipação da pesquisa, a ideia é realizar viagens para locais sem aglomeração e que proporcionem bem estar ao viajante.

“O Turismo vai voltar mas o turista não será mais o mesmo”, resume Carolina, que também faz alguns destaques sobre o levantamento. Para ela, com os números da pesquisa, é possível notar que o viajante busca maior autonomia, seja ele do segmento corporativo ou de lazer.

Divulgação/Prefeitura de Fortaleza
Destinos de sol e mar são a preferência de 75% dos pesquisados para a volta das viagens
Destinos de sol e mar são a preferência de 75% dos pesquisados para a volta das viagens
AUTONOMIA

“Em viagens corporativas, por exemplo, é comum haver mais conversa (de fornecedores) com a empresa, deixando o viajante meio de lado. Estamos observando agora, entretanto, que esse viajante terá mais critérios e maior autonomia para escolher. As empresas de Turismo precisam se comunicar com o viajante final”, afirma.

A executiva também destacou um ponto característico do TRVL LAB, que é a criação de perfis de viajantes a partir das respostas dos pesquisados. Na 2ª edição do estudo insights para o Turismo serão cinco personas para o viajante corporativo e mais cinco para o turista de lazer. “Isso nos dá a noção que o cliente é diverso e a gente precisa conhecer ele com profundidade”, afirma.

DESCOBERTAS
Já para Fillipi Nobre, o destaque do levantamento é a revelação de que o viajantes de lazer deseja descobrir novos lugares. “No ícone ‘Vem Temporada de Verão', a pesquisa mostra que o turista busca novidades”, reforça

E no cenário corporativo, o executivo da Elo lembra a retomada pode ser um momento de reinvenção das viagens de negócios. “A aproximação e o olho no olho seguem importantes, mas agora as viagens para esse fim precisam de melhor planejamento”, diz.

VACINAÇÃO
Todo esse cenário leva em consideração o avanço na vacinação contra a covid-19. Segundo antecipa Artur Andrade, a pesquisa TRVL LAB mostra que a imunização da população é a condição principal para que esse ambiente de retomada se confirme. “Devemos ter, com o avanço da vacinação, em setembro e outubro o topo desse movimento de retomada”, sustenta.

Andrade lembra ainda que as viagens de lazer já voltaram a movimentar o setor. “Em julho voltamos a ter alta nas vendas de viagens e a malha aérea voltou a ter cerca de 70% a 80% da oferta doméstica de 2019, devendo chegar aos 100% no final do ano. É uma malha diferente, voltada ao lazer, mas que mostra recuperação”, indica.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7167 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!