Victor Fernandes   |   12/07/2023 09:01
Atualizada em 12/07/2023 12:35

Conheça o TTWLab, grupo de agentes independentes do TTWGroup

Host agency do grupo de Turismo de luxo reúne agências de viagens independentes de todo o Brasil


PANROTAS / Emerson Souza
Eduardo Gaz, CEO do TTWGroup e idealizador do TTWLab
Eduardo Gaz, CEO do TTWGroup e idealizador do TTWLab

Criado por Eduardo Gaz, CEO do TTWGroup, logo após a pandemia inicialmente para proporcionar um espaço físico para agências de viagens independentes trabalharem, o TTWLab atualmente é uma host agency com diversos integrantes por todo o Brasil. Uma comunidade que privilegia relacionamentos e a troca de experiências e informações, de acordo com a operadora e as agências pertencentes. Desenvolvida a partir da necessidade das agências, hoje a iniciativa é parte importante do grupo de Turismo de luxo.

"O TTWLab foi criado para ser um espaço comum de agências de viagens. Hoje, ouso dizer que o menos importante do Lab é o escritório. O mais importante é a comunidade que conseguimos criar".

Eduardo Gaz, CEO do TTWGroup

O CEO do TTWGroup também explicou que a host agency não tem nenhum caráter transacional. "A proposta do TTWLab não é buscar o 0,5% a mais, mas sim buscar, por meio de parcerias, oportunidades para todo mundo".

Como as agências não pagam para fazer parte do grupo, Gaz explicou que a curadoria dos participantes parte da pergunta: 'Como esta agência pode contribuir para o intercâmbio de informações e experiências que o TTWLab busca propor?'. A partir de pedidos das agências, que normalmente já trabalham com a operadora, para fazer parte da host agency, o TTW opta pela inclusão daqueles que contribuam para a dinâmica proposta pelo TTWLab, com troca de experiências e informações. "É como deixar alguém entrar na família. Não é uma questão de números. Privilegiamos relacionamento", esclarece o executivo.

Para Eduardo Gaz, a principal vantagem em fazer parte do TTWLab é a oportunidade de crescimento sustentável por meio da somatória de ideias e intercâmbio de conhecimentos. “Como cada agência atende a um nicho específico, o conjunto dessas habilidades faz com o que o grupo se fortaleça junto. Quando você tem essa diversidade de perspectivas que o Lab tem, é gerado um cenário muito criativo. Novas práticas acontecem. A experiência combinada dessas pessoas, os anos de Turismo, tem um valor tremendo", disse.

E o conceito do TTWLab é igualmente exaltado por seus membros. "Comecei a High End Travels sozinha, e sozinha fiquei por dois anos. Agora, trabalho em equipe. Quando me associei ao TTWLab foi uma virada de chave muito grande, principalmente em relação ao suporte de atendimento, que, por sua vez, resultou em um número muito maior de vendas e maior satisfação dos meus clientes. No Turismo, trabalhar sozinho é difícil e o suporte do TTW é importante para nos atualizarmos e podermos atender o nosso cliente da melhor forma", explicou Maria Fernanda Caramella, da High End Travels.

PANROTAS / Emerson Souza
Maria Fernanda Caramella, da High End Travels
Maria Fernanda Caramella, da High End Travels


Confira abaixo alguns dos benefícios em fazer parte da host agency explicados por algumas de suas agências.

Espaço físico

Os agentes do TTWLab têm acesso a um escritório do TTWGroup na Avenida Faria Lima, com infraestrutura completa para encontros e reuniões, o que foi uma ótima oportunidade proposta por Gaz para Elaine Scanavacca e Pedro Alvarenga, da ES Viagens.

"Sou uma pessoa que não gosta de ficar sozinha, então a pandemia me impactou muito. O Eduardo veio com essa sugestão, e na época eu só comprava viagens de esqui com o TTWGroup. Agora, conseguimos fazer toda essa parte de luxo com eles e estamos mais próximos", explica Elaine.

E, quando as agências precisam atender clientes, o encontro pode ser feito na flagship da holding, na Avenida Europa, também em São Paulo. A casa é aconchegante e conta com serviço de copeira e mimos especiais para que os clientes se sintam em casa.

"Nos beneficiamos da entrada no TTWLab, porque continuamos recebendo aquilo que já recebíamos em termos de comissionamento, mas temos ambiente e estrutura sem nenhum custo adicional", completou.

PANROTAS / Emerson Souza
Elaine Scanavacca e Pedro Alvarenga, da ES Viagens
Elaine Scanavacca e Pedro Alvarenga, da ES Viagens


Comunidade de informações

Com o espaço físico em um dos quatro escritórios do TTWGroup em São Paulo, as agências do TTWLab da capital paulista costumam trabalhar no mesmo lugar, proporcionando um ambiente para troca de experiências e informações entre eles. Um dos exemplos é quando um agente não conhece certo destino ou hotel, mas seu colega de TTWLab sim, e esse conhecimento é transmitido com facilidade.

"Dentro do TTWLab, o mais bacana é a troca de informações e conhecimento. Temos perguntas de destinos e hotéis globais a todo momento, e as trocas que temos dentro do grupo são essenciais para estarmos atualizados. Em contato mais próximo com o próprio TTWGroup e os fornecedores, consigo ter uma resposta muito mais rápida, e então transmitir mais segurança naquilo que estou passando ao meu cliente", disse Vinicius Nunes, da Agência Fuso.

Como comentado por Nunes, o TTWLab também oferece mais proximidade entre agentes e fornecedores, assim como suporte dos departamentos de Produtos, Operações e Aéreo do próprio TTWGroup. Inclusive, um dos grandes diferenciais da host agency são mentorias semanais com Eduardo Gaz e Cacau Sagioro, COO do TTWGroup, para discussão de novidades e tendências do mercado de luxo, além de suporte em questões das agências.

PANROTAS / Emerson Souza
Vinicius Nunes, da Agência Fuso
Vinicius Nunes, da Agência Fuso


Para além de São Paulo

Mas o espaço físico e as oportunidades de treinamentos em São Paulo não limitam o TTWLab à capital paulista. A Aluria Viagens, por exemplo, é uma agência do casal Jael Berger e Guilherme Reckziegel, de Santo Ângelo, no interior do Rio Grande do Sul. A entrada recente no grupo, inclusive, é fruto de comemoração por ter propiciado novas oportunidades à agência, além de maior busca e reconhecimento, já que agora contam com o respaldo da operadora de luxo.

"Com a entrada no TTWLab, o olhar sobre a Aluria mudou. Notamos que desde que estamos com o grupo, as pessoas passaram a olhar com outros olhos a agência, já que passamos a trazer mais diferenciais para a região. Certamente, foi um divisor de águas. Agora, podemos trazer novidades, alto padrão e personalização para o interior gaúcho. Antes nos sentíamos sozinhos aqui e agora sentimos que fazemos parte de um time maior", explicou Jael.

Divulgação
Jael Berger e Guilherme Reckziegel, da Aluria
Jael Berger e Guilherme Reckziegel, da Aluria

Para o TTWGroup também é interessante ter agências de viagens fora de São Paulo para entender diferentes mercados e seus perfis de clientes. Outro exemplo é a Linus, agência de Renato Dantas e Priscila Tanaami, que fica sediada em Brasília e atende clientes do Centro-Oeste e Norte do Brasil. "Nossa participação no grupo é positiva porque a gente leva informações do nosso mercado e do nosso tipo de cliente para o TTW. O comportamento de consumo na nossa região é muito diferente de São Paulo", disse Renato Dantas.

Treinamentos exclusivos, famtours e feiras

Com o TTWLab, as agências de viagens independentes também possuem mais oportunidades de participar de capacitações, famtours e feiras. "Com o TTWLab, tenho mais oportunidades de participar de famtours. Sempre tivemos, na verdade, mas a qualidade com o TTW é infinitamente melhor. São viagens com embasamento", disse Fernanda Barone, da Concierge de Viagem.

A host agency também proporciona contato direto das agências com fornecedores. "Com o Lab, é muito maior a chance de participar de viagens em famtours e feiras, porque o TTW nos dá uma visibilidade, que sozinha é muito difícil de conquistar. Estamos associados a uma operadora com nome no mercado", explicou Maria Fernanda Caramella, da High End Travels.

Simon Mayle, da feira ILTM, por exemplo, são grandes parceiros de Eduardo Gaz e do TTWGroup. Na ILTM Cannes 2022, por exemplo, 12 agências de viagens do TTWLab participaram do evento. "Número inédito", de acordo com Gaz. Os agentes TTWLab também participaram recentemente de outra feira de Simon Mayle, a Proud Experiences, em Los Angeles, focada em Turismo LGBTQIA+.

PANROTAS / Emerson Souza
Fernanda Barone, da Concierge
Fernanda Barone, da Concierge


Maior suporte às operações

Os agentes de viagens também destacaram a atenção maior e mais dedicada de departamentos do TTWGroup como Aéreo, Operações e Marketing às atividades das agências. Dentro do TTWLab, os agentes possuem contato com os profissionais da operadora que podem ajudar no planejamento das viagens de seus clientes, otimizando o trabalho das agências, e até eliminando algumas de suas responsabilidades, para que tenham maior foco no atendimento ao passageiro.

Elaine Scanavacca e Pedro Alvarenga, da ES Viagens, explicaram que além dos suportes referentes à operação e planejamento das viagens, o TTWGroup apoia as agências do Lab com material de promoção dos destinos e hotéis. "Crescemos em termos de mídias sociais. Recebo material e misturo com nossas fotos de viagens, se possível. Sempre tentamos individualizar, mas é algo que ajuda muito", explica.

Julieta Saba, da Canvas, também apontou o suporte da operadora como diferencial do grupo. "Conseguimos melhorar o atendimento ao cliente porque conseguimos entregar material físico, aplicativo. Há muitas pessoas trabalhando em certas questões enquanto você foca na venda e no contato com os clientes. E, no fim, você consegue oferecer uma negociação melhor, um mimo, uma atenção especial ao cliente".

PANROTAS / Emerson Souza
Julieta Saba, da Canvas
Julieta Saba, da Canvas


Consultor dedicado

Além da proximidade com os diversos departamentos do TTWGroup, cada agência de viagens do TTWLab conta com um consultor dedicado para ajudar na parte operacional e encaminhar as demandas para os departamentos da operadora, caso necessário. "Contamos com uma consultora e uma assistente dedicadas para nos auxiliar, que buscam entender o perfil do cliente e suas necessidades, algo que pode mudar de agência para agência", explica Ana Maria Junqueira, da Magari Blu.

E, para completar, o TTWGroup tem uma profissional que gerencia o projeto do TTWLabs: Carolina Romano, gerente de Relacionamento do TTWGroup. “Dentro da minha posição no grupo, o relacionamento com as agências de viagens do TTWLab é uma das minhas responsabilidades. Cuido do projeto e das próprias agências, funcionando como uma ponte entre elas e os diversos departamentos do TTWGroup. Além de trabalhar como essa facilitadora, sou também uma curadora dos participantes do Lab”, explicou Carol.

"A Carol é super próxima das agências do Lab. Trabalhamos fisicamente juntas, e ela sempre está muito atenta às nossas dificuldades. Sempre é a pessoa que acionamos para viabilizar pedidos", completou Ana.

PANROTAS / Emerson Souza
Carolina Romano, gerente de Relacionamentos do TTWGroup
Carolina Romano, gerente de Relacionamentos do TTWGroup


Sistemas facilitadores

O TTWLab não possui acesso apenas aos profissionais do TTWGroup, como também aos seus sistemas, como os de CRM e comunicação interna, por exemplo. "Nós conversamos por diversos canais, incluindo um sistema interno do TTW chamado Connect em que nós otimizamos o processo. É um sistema muito prático, intuitivo e que deixa todas agências na mesma página", explicou Ana, da Magari Blu.

Renato Dantas, da Linus Travel, é outro dos entusiastas do Connect. "O Connect é um sistema de comunicação interessante que funciona como uma rede social interna onde toda a equipe do TTW compartilha feedbacks e informações. O TTW já tinha a ferramenta para a sua equipe e abriram o acesso gratuito para os membros do Lab se manterem atualizados sobre as questões da empresa", completou.

O TTWGroup também está trabalhando em um novo sistema para as agências do TTWLab. "O Travel Agent está em fase de testes e deve automatizar alguns processos de cotação de aéreo e hotelaria, por exemplo. Com o sistema, teremos de forma ainda mais ágil todas as condições especiais que o TTW tem e são extensíveis às agências do TTWLab", explicou Dantas.

Divulgação
Ana Maria Junqueira, da Magariblu
Ana Maria Junqueira, da Magariblu


Condições especiais

As condições especiais citadas nada mais são do que parcerias e acordos comerciais exclusivos do TTWGroup com hotéis, por exemplo, que geram valor à viagem planejada pelas agências do TTWLab. "A chance de ter sucesso com o cliente é muito maior no Lab. Estamos sempre próximos do hoteleiro e isso faz diferença na hora que o cliente chega no hotel e é bem recebido. Esse contato maior com fornecedores nos posiciona e traz solidez para à agência", afirma Fernanda Barone, da Concierge de Viagem.

Dantas também destacou o serviço e cuidado dos parceiros da operadora com os viajantes. "Nessas parcerias com hotéis, o grande benefício é para a experiência dos clientes. Nem sempre é a melhor tarifa, mas o serviço e o atendimento quando o viajante chega no hotel é diferente porque a reserva veio através do TTW. É interessante porque o cliente terá um cuidado diferente e acesso à amenidades, além do respaldo da operadora", completou Renato.

Divulgação
Renato Dantas e Priscila Tanaami, da Linus
Renato Dantas e Priscila Tanaami, da Linus


Parceiros de luxo

Entre treinamentos, famtours e feiras, as agências do TTWLab vem conquistando contatos importantes no mercado de Turismo de luxo. "A iniciativa do TTWLab é interessante por promover esse suporte aos agentes de viagens independentes. Gosto muito que os profissionais que começaram a trabalhar com o TTW, ficaram. Eles gostam da troca e da experiência que o grupo proporciona", afirmou Simon Mayle, diretor da ILTM e parceiro do TTWGroup.

PANROTAS / Emerson Souza
Simon Mayle, diretor da ILTM e da Proud Experiences
Simon Mayle, diretor da ILTM e da Proud Experiences

Os relacionamentos e contatos do TTWLab são fruto da importância que o CEO do TTWGroup dá às suas parcerias. "Os relacionamentos são a única coisa que sustentará o mercado do Turismo, ao meu ver, e precisam ser nutridos e cuidados em todos os aspectos. Vemos no mercado muitas agências, hotéis e destinos com ação predatória buscando uma venda, uma transação a curto prazo, e prejudicando uma relação. Mas o relacionamento vai sobreviver, e aquele que busca o imediatismo não sobreviverá às OTAs e ao ChatGPT, por exemplo. O Turismo predador só destrói valor. Então, como somos bem relacionados, logo estamos bem posicionados", afirmou Gaz.

Ideia feliz

No final das contas, Eduardo Gaz e o TTWGroup conseguiram criar em pouco tempo um grupo de agências independentes que beneficia os próprios vendedores, a operadora e os fornecedores parceiros sem fazer um grande investimento monetário, mas apenas recebendo os profissionais em sua empresa e lhes fornecendo melhores ferramentas para atender seus clientes. E, para coroar, ganhando lealdade das agências, e, portanto, mais vendas.

"O Turismo vem se modificando ao longo do tempo. Modelos que funcionavam há uma década atrás não funcionam mais, e esse modelo de host agency foi um olhar muito de vanguarda do Eduardo em entender a força que as pequenas agências têm, principalmente se reunidas. Proporcionar essa modalidade foi uma ideia muito feliz".

Ana Maria Junqueira, da Magari Blu

Tópicos relacionados