Como investir em segurança cibernética em aeroportos
Uma demanda pelo desenvolvimento de soluções verticalizadas vem crescendo.

No entanto, apesar da explosão de ameaças, os especialistas em segurança têm lutado para acompanhar crescentes custos, habilidades e recursos necessários para se manter no topo deste risco crescente e, talvez mais importante, a reputação da empresa. Dados mostram que 87% das empresas afirmam exigir até 50% mais em orçamento para uma segurança eficaz.
Implantar um sistema de Security Operations Center (Soc), por exemplo, pode ser caro e demorado, pois exige atenção contínua para ser eficaz e, para muitos aeroportos menores, este pode ser um obstáculo. Por isso, uma alternativa é compartilhar serviços Soc entre vários aeroportos.
Um modelo compartilhado distribui benefícios e custos em vários aeroportos, permitindo o compartilhamento de informações, melhores práticas e uma governança de segurança cibernética em comum. Nisso estão incluídos tecnologia e ferramentas de detecção, conhecimento e pessoas, além de permitir que um grupo de aeroportos atue como uma única comunidade para se envolver com o governo.
Para muitos terminais, esse é um caminho possível na busca de combater ameaças cibernéticas, trazendo consigo economias de custo substanciais em relação a um Soc próprio. Por terem objetivos e particularidades em comum, uma demanda pelo desenvolvimento de soluções verticalizadas para lidar com o perfil exclusivo de ameaças dessa indústria vem crescendo.
*Fonte: Sita