Movida

Danilo Teixeira Alves   |   10/01/2019 13:02

Aeroporto de Salvador recebe nova certificação ambiental

Aeroporto de Salvador é o primeiro terminal das regiões Norte/Nordeste a receber certificação Airport Carbon Acreeditation (ACA)

Carol Garcia/ GOVBA
O Aeroporto de Salvador é o primeiro das regiões Norte e Nordeste e o segundo do Brasil a receber a certificação Airport Carbon Acreeditation (ACA), concedida pela Airport Council International (ACI). A certificação se deve ao esforço feito pela gestão aeroportuária do terminal baiano em identificar as fontes de emissão de gases de efeito estufa, considerados os principais responsáveis pelo aquecimento global.

A certificação ACA foi outorgada em nível 1 no dia 4 de janeiro e é resultado do trabalho de mapeamento e cálculo da emissão de gases decorrentes de atividades internas do aeroporto que demandam utilização de energia elétrica e de combustíveis fósseis.

Além dos requisitos para a certificação, o terminal também realizou um teste, em parceria com o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir. O teste consiste na medição dos gases provenientes da frota de veículos e avalia se os resultados estão dentro dos padrões legais de emissões. Nesta análise, todos os veículos utilizados pelo aeroporto foram aprovados.

O próximo passo é atingir o nível 2 da certificação ACA, que consiste na implementação de ações e projetos para a redução do consumo energético no terminal. Medidas já em andamento incluem melhoria do sistema de climatização e instalação de sensores de presença nas escadas, elevadores e banheiros, por exemplo.

“Receber esta certificação em apenas um ano de concessão é a certeza de que estamos no caminho certo para avançar em termos de sustentabilidade. O Aeroporto de Salvador está se renovando para os passageiros e também para o meio ambiente”, comemora o diretor presidente do aeroporto da capital baiana, Julio Ribas.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias