Victor Fernandes   |   19/03/2020 10:00   |   Atualizada em 23/03/2020 11:20

Aeroportos nacionais tomam medidas em meio à crise; confira

Com o impacto do coronavírus, saiba as medidas que os aeroportos estão tomando para conter a crise.

Emerson Souza
Aeroporto Internacional de Guarulhos
Aeroporto Internacional de Guarulhos
Em meio à crise gerada pelo coronavírus e seu impacto no Turismo, o Portal PANROTAS está realizando uma série de matérias abordando as medidas tomadas pelas empresas nacionais do setor para conter a propagação do vírus e os danos à si própria e seus funcionários. Confira as ações das redes hoteleiras aqui.

Entramos em contato com a assessoria dos aeroportos para entender quais são as medidas preventivas empregadas, se há mudança na operação, se os funcionários estão trabalhando em regime de home office, e tudo mais que contempla o atual cenário. Em comum, as operadoras dos aeroportos orientaram que informações sobre remarcações e cancelamentos dos voos devem ser pedidas diretamente às companhias aéreas.

Confira abaixo o posicionamento das concessionárias e operadoras dos principais aeroportos brasileiros.

AEROPORTOS BRASIL

No aeroporto de Viracopos, em Campinas, apenas áreas operacionais essenciais estão em operação, sendo que foi adotado um plano de contingência e são seguidas as recomendações da Anvisa para os colaboradores operacionais que continuam trabalhando neste período. Já para as áreas administrativas, foi adotado o home office.

Operações de pousos e decolagens estão diminuindo gradativamente. Hoje, o aeroporto opera com cerca de 44% dos voos a menos por dia (pousos e decolagens) dentro de um total de 350 por dia que era o normal antes de domingo retrasado.

As operações de Carga seguem normalmente com todos os cuidados possíveis aos colaboradores. O Terminal de Carga de Viracopos recebe muitos insumos das indústrias farmacêutica e alimentícia.

BH AIRPORT

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte reforçou os procedimentos de limpeza e desinfecção nas áreas públicas e banheiros, e intensificou essa higienização na área de desembarque internacional. Há avisos sonoros frequentes relacionados ao coronavírus, houve reforço na orientação para notificação imediata de casos suspeitos da doença no terminal e há orientação para utilização de equipamentos de proteção individuais (EPIs), conforme os protocolos.

A BH Airport também está divulgando constantemente informações de sintomas e medidas preventivas contra o coronavírus para passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária em suas redes sociais, website, panfletos e cartazes, além de vídeos informativos. Internamente, os profissionais também estão sendo orientados e tem acesso às informações e orientações da Anvisa por meio de e-mail marketing e intranet.

GRU AIRPORT

A GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, afirmou que segue todas as recomendações da Anvisa e coopera com os órgãos federais e companhias aéreas, além de manter alertas sonoros, em três idiomas, e vídeo informativo em seus canais de comunicação para todos os passageiros e colaboradores. A concessionária ressaltou também que analisa seus procedimentos de higienização constantemente, em atenção às exigências da vigilância sanitária, e que aumentou a frequência de limpeza nas áreas comuns do aeroporto, com reforço no abastecimento de papel higiênico e papel toalha, sabonete, álcool gel e a disponibilização de lixeiras dedicadas ao descarte de materiais infectantes, como máscara e luvas.

INFRAERO

A Infraero afirma seguir estritamente as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde, Anvisa e demais órgãos competentes quanto as práticas de prevenção à transmissão do coronavírus. Uma dessas orientações é quanto às medidas preventivas de frequente higienização das mãos com água e sabonete ou álcool gel. A disponibilidade desses itens e papel toalha nos terminais da Infraero está sendo monitorada. Alguns funcionários estão usando máscaras cirúrgicas, de acordo com determinações da Anvisa. Além disso, os aeroportos da Infraero estão veiculando, de hora em hora, orientações do Ministério da Saúde em áudio ou vídeo sobre os sintomas da doença e medidas para evitar sua transmissão.

Já quanto aos próprios funcionários, a Infraero está seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde: evitar reuniões em ambiente fechado; priorizar reuniões por meio de videoconferência; viagens a serviço ao exterior estão proibidas; viagens a serviço dentro do País devem ser evitadas; e cancelar treinamentos presenciais não obrigatórios.

Os empregados em grupos de risco estão trabalhando em regime de home office, são eles: aqueles que retornarem de viagem ao exterior; empregados acima de 60 anos; gestantes e empregados cuja companheira esteja gestante ou puérpera; empregados imunodeficientes ou com doenças respiratórias; empregados em tratamento oncológico, diabéticos e outros que venham a reduzir a imunidade; diagnóstico confirmado de parentes que residam no mesmo domicílio; e empregados com filhos de até 12 anos no caso de fechamento de escolas, durante o período do fechamento. Todas condições devem estar devidamente comprovadas e os funcionários trabalhando neste regime não poderão realizar viagens particulares e nem a trabalho, devendo permanecer na cidade em que residem.

INFRAMERICA

Entre as ações que estão sendo tomadas pela Inframerica estão o incremento na limpeza do terminal aéreo e a utilização de máscaras e luvas pelos funcionários que atuam diretamente com o público. Telas informativas em todos os portões de embarque explicam sobre a doença e orientam como se prevenir, além disso dispensers de álcool gel estão distribuídos nas áreas administrativas, balcão de informações e nas áreas de grande circulação de trabalhadores. Lojistas também estão oferecendo álcool gel para os clientes.

Também foram adotadas medidas para mitigar os efeitos econômicos da crise do Coronavírus e manter as operações dentro das normas de segurança da aviação civil e com garantia de conforto aos passageiros. Entre elas, estão o programa de licença não-remunerada para qualquer funcionário que queira se ausentar do trabalho pelo período de dois a cinco meses, a adequação da estrutura de gastos, adiantamento de férias e home office para funcionários do administrativo. Funcionários que apresentarem qualquer sintoma da gripe serão dispensados.

RIO GALEÃO

A partir desta sexta-feira (20), o Rio Galeão adotará mudanças no horário de funcionamento de lojas e restaurantes localizados nas áreas pública e restritas
do aeroporto, além de alterações nas operações de embarque e desembarque de voos internacionais e domésticos.

As medidas têm como objetivo adaptar a operação do aeroporto à realidade da redução de malhas aéreas e cancelamento de rotas, causados pelo fechamento temporário de fronteiras e outras medidas adotadas em todo o mundo para conter a propagação do contágio.

O aeroporto permanecerá aberto dia e noite, sem alterações em sua eficiência operacional, com opções de alimentação, compras e serviços para todos os passageiros. As mudanças serão válidas por um período inicial de 30 dias.

VINCE AIRPORTS

O aeroporto de Salvador também adotou medidas de encontro com as recomendações da Anvisa e do Ministério da Saúde. São elas: intensificação de limpeza de todas as áreas do aeroporto com destaque para corrimão, elevadores, esteiras, balcões, banheiros e assentos; colocação de 120 dispensers de álcool gel pelo terminal de passageiros; desinfecção de toda área internacional após cada pouso; emissão de alertas sonoros a cada dez minutos na área restrita a passageiros no que se refere à profilaxia; emissão de mensagens educativas em todos os painéis de voos; cancelamento de eventos públicos e treinamentos; e desenvolvimento de um Plano Especial de Contingência para a identificação de casos suspeitos.

A Vince Airports incentiva os passageiros a higienizarem sempre as mãos, evitar contato físico e usar máscara caso esteja apresentando sintomas de virose ou façam parte dos grupos de risco. O passageiro que apresentar qualquer mal-estar, deve acionar um dos agentes de terminal para receber assistência.

O Aeroporto de Salvador está aberto e operando normalmente, mas parte da equipe que realiza atividades administrativas entrou em regime de home office hoje (18). A medida foi tomada tendo em vista as recomendações do Ministério da Saúde da redução do convívio social como forma de prevenir a propagação do Covid-19.

Atualizada no dia 23/03 às 11h20.

Esta notícia será atualizada conforme vamos recebendo novas notificações. Se sua empresa deseja enviar atualizações, encaminhe para redacao@panrotas.com.br.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias