Juliana Monaco   |   11/09/2020 09:02

Aeroportos de Roma ganham certificação em saúde e segurança

Terminais de Fiumicino e Ciampino são os primeiros da União Europeia a receber o reconhecimento


Divulgação
O aeroporto de Roma-Fiumicino é o primeiro do mundo a receber cinco estrelas da Skytrax
O aeroporto de Roma-Fiumicino é o primeiro do mundo a receber cinco estrelas da Skytrax
Os aeroportos de Roma Fiumicino e Ciampino são os primeiros da União Europeia a receber o Airport Health Accreditation emitido pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), associação que desenvolve normas, políticas e melhores práticas para aeroportos. O reconhecimento demonstra como os protocolos e medidas tomadas nos terminais são exemplos das melhores práticas a serem seguidas na indústria de transporte aéreo para conter a propagação de covid-19.

O programa ACI Airport Health Accreditation (AHA) fornece aos aeroportos uma avaliação de quão bem suas medidas de saúde estão alinhadas com as diretrizes de Reinício e Recuperação de Negócios da Aviação ACI e as recomendações da Força-Tarefa de Reinício de Aviação do Conselho da ICAO. A certificação foi obtida após uma avaliação das novas medidas, incluindo a limpeza e desinfecção das áreas, a manutenção do distanciamento físico, as proteções aos funcionários e a comunicação aos passageiros.

Além desse reconhecimento, o Roma Fiumicino é o primeiro aeroporto do mundo a receber a pontuação máxima de cinco estrelas pela Skytrax, organização internacional de avaliação de companhias aéreas e aeroportos. A certificação, que considerou todos os protocolos adotados, é adicionada à Biosafety Trust da Rina e à Airport Heatlh Accreditation do ACI. Ao final da análise, o aeroporto também foi reconhecido pela higienização automática de escadas rolantes e elevadores - feita pelo "UV Clean Touch" - e pelo monitoramento da temperatura corporal, que ocorre em menos de dois segundos devido à instalação de cerca de 100 scanners térmicos.

A Skytraz também certificou a comunicação eficaz aos passageiros no aeroporto por meio da instalação de um grande número de totens e mensagens em monitores digitais. Desse modo, foram otimizados todos os procedimentos de embarque, desde os acessos ao terminal até os portões de embarque.

"Estamos muito satisfeitos com este novo reconhecimento porque demonstra mais uma vez o esforço da empresa que, durante a emergência, para além dos protocolos prescritos pelo governo, adotou novas medidas para garantir a máxima amplitude e profundidade das intervenções de prevenção e para permitir aos aeroportos da capital continuarem a operar nas condições de segurança máxima para suportar a esperada retomada do tráfego", disse o CEO do aeroporto de Roma Fiumicino, Marco Troncone.

Tópicos relacionados