Da Redação   |   22/12/2020 10:45

RIOgaleão é certificado em saúde pelo Airports Council International (ACI)

Certificação é mais um passo do aeroporto para proporcionar uma experiência segura aos clientes

Divulgação/Riogaleão
O RIOgaleão foi certificado e se tornou membro do programa Airport Health Accreditation (Programa de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI). A carta assinada por Luis Felipe de Oliveira, diretor geral do conselho, e endereçada à concessionária que administra o aeroporto afirma que, depois de analisar as evidências apresentadas por meio de um processo de avaliação, o Aeroporto Internacional Tom Jobim provou que está fornecendo uma experiência segura para todos os viajantes, cumprindo com as melhores práticas do setor e estando de acordo com as medidas de saúde recomendadas, estabelecidas nas diretrizes de Retomada e Recuperação de Negócios de Aviação, da ACI, e da Força-tarefa de Recuperação da Aviação, do Conselho da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).

O programa de saúde foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas precauções para reduzir qualquer risco à saúde. Para que pudesse ser reconhecido, o RIOgaleão respondeu a um questionário da ACI sobre todas as etapas da jornada do passageiro e teve de seguir à risca as ações e recomendações da ICAO. Para completar o processo, foram enviadas ao órgão evidências de cada ação realizada em cada etapa.

Em todos os processos, a concessionária destacou os três pilares que sustentaram a estratégia da empresa para combater o covid-19 e gerar conscientização. O primeiro foi a comunicação: o aeroporto realizou uma campanha massiva de comunicação que consistiu na aplicação de adesivos de distanciamento em pontos de fila, praças de alimentação, assentos e outros pontos de possíveis aglomerações; lembretes de higienização por todo o terminal e nos principais monitores; aviso sonoro no sistema de som sobre os cuidados e o que fazer em caso de sintomas; e divulgação nas redes sociais e website para manter os clientes informados.

O segundo pilar foi a limpeza, que foi reforçada com aumento de frequência em pontos de contato do passageiro e utilização de produto hospitalar, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deixa as superfícies livres do vírus por até 24 horas.

O terceiro pilar foi o da tecnologia, com a adoção de câmeras para medição de temperatura dos passageiros e uma ferramenta de mapa de calor que indica possíveis de ponto de aglomeração. Os agentes de terminal permanecem atentos ao mapa e acionam os fiscais de terminal, que agem nos possíveis pontos em uma conscientização para dispersar a aglomeração.

“Desde março, a adoção rápida de medidas de segurança, era nossa prioridade, já que seguiríamos – e seguimos – operando 24 horas por dia, todos os dias da semana. É uma honra sermos reconhecidos pela terceira vez por entes tão importantes, sendo dois deles de alcance mundial”, afirma Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão.

A Aiports Council International foi criada em 1991, possui 1.960 aeroportos associados em quase 180 países e representa os interesses comuns desses terminais. O RIOgaleão é membro da associação desde 2016.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11203 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS