Victor Fernandes   |   26/04/2021 14:54

Aeroporto chinês ultrapassa o de Atlanta em tráfego em 2020

Os resultados globais da ACI revelaram o impacto da pandemia nos aeroportos mais movimentados do mundo

Wikicommons/redlegsfan21
O Aeroporto de Atlanta Hartsfield-Jackson perdeu o posto de mais movimentado do mundo
O Aeroporto de Atlanta Hartsfield-Jackson perdeu o posto de mais movimentado do mundo
A Airports Council International (ACI) World publicou suas classificações mundiais de tráfego de aeroportos - cobrindo o tráfego de passageiros, volumes de carga e movimentos de aeronaves para 2020 - mostrando o impacto da pandemia no que normalmente são os aeroportos mais movimentados do mundo. Inclusive, o Aeroporto de Atlanta Hartsfield-Jackson, nos Estados Unidos, não configura na primeira colocação do ranking depois de muitos anos na liderança.

De acordo com os dados preliminares publicados, o Aeroporto Internacional Guangzhou Bai Yun, na China, registrou o maior tráfego de passageiros em 2020 (e Dubai manteve o posto de líder em passageiros em voos internacionais). Sete dos 10 principais aeroportos para tráfego de passageiros estão na China e três nos Estados Unidos. O sucesso dos aeroportos chineses ocorre devido à retomada das viagens domésticas no país asiático. Por exemplo, o Aeroporto Internacional de Hongqiao na China passou da 46ª posição em 2019 para a 9ª em 2020, ilustrando a natureza desigual do impacto e da recuperação da pandemia em todo o mundo.

O tráfego global de passageiros nos 10 aeroportos mais movimentados do mundo diminuiu 45,7% em 2020. No geral, o tráfego de passageiros nos aeroportos mundiais diminuiu 64,6%, o que mostra que o impacto da pandemia e os estágios iniciais de recuperação nas viagens aéreas não são uniformes em todo o mundo.

“Os resultados mostram que o impacto permanece desigual, com diferentes regiões enfrentando diferentes desafios e exigindo diferentes decisões políticas e apoio dos governos para estabelecer as bases para a recuperação. Com alguns sinais positivos de recuperação, especialmente em países com altas taxas de vacinação, uma recuperação global sustentada só será alcançada com uma escalada das campanhas de vacinação, o desenvolvimento contínuo de passes digitais de saúde e apoio político coordenado e coeso dos governos”, afirmou o diretor geral mundial da ACI, Luis Felipe de Oliveira.

A carga aérea foi a menos impactada pela covid-19, com os volumes diminuindo apenas 8,9%, para uma estimativa de 109 milhões de toneladas métricas em 2020, o equivalente aos níveis de 2016 (110 milhões de toneladas métricas).

Os volumes de carga aérea nos 10 principais aeroportos cresceram 3% em 2020. Esses aeroportos representam cerca de 28% (30,6 milhões de toneladas métricas) dos volumes globais em 2020. O ganho pode ser atribuído ao aumento da demanda por bens de consumo on-line e produtos farmacêuticos e equipamentos de proteção individual. Com um aumento de 6,7%, o Aeroporto Internacional de Memphis ultrapassou o Aeroporto Internacional de Hong Kong.

Confira os resultados completos e, abaixo, os rankings dos aeroportos com maior tráfego de passageiros totais, passageiros internacionais e carga, nesta ordem.
Divulgação
Aeroportos com maior tráfego de passageiros totais em 2020
Aeroportos com maior tráfego de passageiros totais em 2020
Divulgação
Aeroportos com maior tráfego de passageiros internacionais em 2020
Aeroportos com maior tráfego de passageiros internacionais em 2020

Divulgação
Aeroportos com maior tráfego de carga em 2020
Aeroportos com maior tráfego de carga em 2020

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias