Juliana Monaco   |   22/04/2021 15:27
Atualizada em 22/04/2021 15:28

Peru foi o país sul-americano que mais perdeu turistas internacionais

Segundo a GlobalData, o Turismo internacional na região não atingirá os níveis pré-pandemia até 2022


Unsplash/Willian Justen de Vasconcellos
O Turismo no Peru foi o menos afetado pela pandemia na América do Sul
O Turismo no Peru foi o menos afetado pela pandemia na América do Sul
De acordo com o relatório da GlobalData, o Peru foi o país da América do Sul mais afetado pela pandemia, com uma queda de 73% no número de visitantes internacionais, seguido pela Venezuela (-71%) e Equador (-70%). Já o Chile foi o país menos afetado da região, com uma queda de 25% nas chegadas internacionais, seguido pela Argentina (-27%) e Colômbia (-30%). Como resultado, a empresa prevê que o mercado de Turismo internacional da América do Sul não atingirá os níveis pré-pandemia até pelo menos 2022.

No entanto, países com diversidade geográfica parecem se sair melhor do que áreas mais centralizadas na região. O Chile e a Argentina têm paisagens e climas diversos, desde desertos até geleiras e montanhas, o que atrai turistas de diferentes perfis. Assim, o Turismo nessas regiões caiu apenas 25%. Da mesma forma, a localização é um fator essencial para a recuperação do destino, segundo a GlobalData. A Colômbia, por exemplo, pode atrair turistas dos Estados Unidos por meio de voos curtos e passagens aéreas de baixo custo.
Divulgação
"Fora da América do Sul, os EUA continuam sendo o mercado de origem mais significativo da América do Sul. A Colômbia, em particular, teve um crescimento considerável nos últimos anos, com o Turismo nos Estados Unidos crescendo 180% entre 2009 e 2019. Como resultado, o Turismo internacional da Colômbia ajudará a impulsionar a recuperação da América do Sul, com previsão de que o número de turistas em 2019 atinja níveis pré-pandêmicos já no final de 2021", disse o analista de Turismo da GlobalData, Craig Bradley.

As viagens intra-regionais são igualmente importantes para a recuperação do setor na América do Sul. Brasil, Venezuela e Argentina são os mercados de origem mais significativos para muitos países devido à acessibilidade e laços familiares. "Viajar para visitar amigos e parentes é o segundo motivo de férias mais popular para os sul-americanos, com muitas populações tendo laços familiares em todo o continente. Portanto, a recuperação da indústria do Turismo dependerá em grande parte da liberdade de movimento, da infraestrutura e dos custos econômicos das viagens", ressaltou Bradley.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS