Filip Calixto   |   27/06/2023 09:31
Atualizada em 27/06/2023 11:30

Passageiros de voos internacionais terão bagagens fotografadas

Todas essas medidas devem ser primeiro testadas no Aeroporto de Guarulhos e depois levadas para outros

Divulgação Agência Brasil/ Antônio Cruz
Márcio França, Ministro de Portos e Aeroportos
Márcio França, Ministro de Portos e Aeroportos

Em busca de ações que gerem maior segurança para viajantes que partem do Brasil para outros destinos pelo mundo, o Ministério de Portos e Aeroportos estuda implementar uma nova prática em voos internacionais. A ideia da pasta é introduzir uma lógica para fotografar as bagagens dos passageiros com destino ao Exterior, evitando assim que criminosos troquem malas ou etiquetas no aeroporto, como aconteceu em um caso recente no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A novidade foi antecipada pelo ministro Márcio França, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Segundo comentou França, a medida fortalecerá a segurança do viajante, que também terá acesso ao registro. "A gente quer que as câmeras [instaladas nos aeroportos] fotografem cada uma das bagagens antes que o passageiro embarque", disse.

O ministro explicou ainda que, depois da foto tirada, a ideia é que o viajante receba, entrando no voo, a imagem em seu telefone celular, para que ela depois possa ser usada para comprovar qual mala é a sua e o que há em seu interior.

Também para oferecer mais segurança, o Ministério se organiza para instalar máquinas de raio-x e scanners corporais, câmeras na área de check-in, uso de detectores de líquidos e explosivos e restrição ao uso de celular pelos funcionários em alguns locais dos terminais.

Todas essas medidas devem ser primeiro testadas no Aeroporto de Guarulhos, o maior do País, e depois levadas para outros terminais. O portal Brasil 247 antecipou que o investimento estimado nesse conjunto de ações é de R$ 40 milhões.


Tópicos relacionados