Victor Fernandes   |   21/11/2023 11:52

Infraero planeja expansão do Aeroporto de Poços de Caldas (MG)

Projeto segue a perspectiva de crescimento econômico do município até 2042


Divulgação
Expectativa é que o aeroporto atenda 23.712 passageiros anuais em 2042
Expectativa é que o aeroporto atenda 23.712 passageiros anuais em 2042

A Infraero apresentou o novo Plano Diretor do Aeroporto Municipal de Poços de Caldas, em Minas Gerais, a ser implementado a partir de 2027, conforme contrato firmado com a Prefeitura do município mineiro. Os estudos levam em consideração um potencial de atendimento de 23.712 passageiros por ano e movimentação de 4.574 pousos e decolagens em 2042, tendo como aeronave principal o ATR-72.

O plano inclui proposta de desapropriação de áreas para permitir a operação do aeroporto com aeronaves de maior porte, a implantação de RESA (Runway End Safety Area – área de segurança de fim de pista), a ampliação do terminal de passageiros, com a reestruturação dos acessos de veículos, a construção de um novo estacionamento, a instalação de um novo hangar e o deslocamento do parque de abastecimento de aeronaves, entre outras melhorias.

"O projeto segue a perspectiva de evolução do aeroporto e do crescimento econômico do município, tendo por base a demanda projetada até o ano de 2042".

Joelson Pereira, gestor da Infraero no Aeroporto de Poços de Caldas

Para o secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, este plano representa um marco significativo no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária local, alinhado com a visão de crescimento econômico do município e a crescente demanda por serviços aéreos. "Com compromisso em garantir que o Aeroporto de Poços de Caldas não atenda apenas às necessidades atuais, mas prepare-se para os desafios e oportunidades que o futuro nos reserva até o ano de 2042", afirmou.

A Infraero administra o Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles desde outubro de 2022, por contrato com a Prefeitura Municipal. Nesse período, a companhia já implementou e pôs em ação a fiscalização de pátios e pistas, os serviços de vigilância, limpeza e conservação e os serviços de manutenção civil e das áreas verdes do sítio aeroportuário, com 840 mil metros quadrados. A dimensão atual da pista de pouso e decolagem é de 1.515 por 30 metros. A Infraero propõe ampliá-la para 1.600 por 45 metros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS