Artur Luiz Andrade   |   28/12/2023 08:01

15 dicas para quem vai viajar de avião nesta alta temporada de verão

Passageiros devem ficar mais atentos devido ao alto volume de voos nesta estação

Divulgação
Aeroporto de Brasília
Aeroporto de Brasília

Os últimos dias de 2023 deverão movimentar os aeroportos do País e o Aeroporto de Brasília, administrado pela Inframerica, preparou dicas para os passageiros não perderem seus voos e ficarem atentos a toda a jornada da viagem. As dicas servem para outros aeroportos.. O maior fluxo no Aeroporto de Brasília está previsto para os dias 28 e 29 de dezembro. Em cada uma das datas estão previstas cerca de 42 mil pessoas entre embarques, desembarques ou conexões. O movimento deverá ser concentrado das 6h às 10h e das 18h às 22h.

A maioria da procura por voos no mês é para destinos litorâneos, como as praias do Nordeste, Salvador e Recife, principalmente. Cidades turísticas, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, também estão na escolha dos passageiros. Já São Paulo lidera com quantidade de voos.

Confira as dicas da Inframerica para viajar de avião neste verão, com adendos da Redação PANROTAS:

  1. Chegue no aeroporto com pelo menos 2h de antecedência para voos domésticos e 2h30 para voos internacionais. Nota da PANROTAS: Ou mesmo antes, pois muitas vezes as filas de check-in ou segurança estão maiores e mais lentas que o esperado. Se tiver acesso a uma sala vip, pode esperar pelo voo tranquilamente em uma delas ou aproveitar o tempo livre para fazer refeições ou compras de última hora no aeroporto.
  2. Para agilizar o processo na fila de raio-x, retire todos os objetos metálicos que estiver carregando - cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Notebooks também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas para inspeção. Vale lembrar que alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, transporte-os em sua bagagem despachada. Nota da PANROTAS: Uma dica é colocar todos os objetos em um mesmo local (mochila ou na mesma caixa de inspeção) para não esquecer de nada.
  3. Outra dica importante é sobre a quantidade, volume e peso de bagagens de mão. Confirme com a sua companhia aérea as regras para não precisar despachar a bagagem quando estiver embarcando. Este processo pode atrasar o voo. Nota da PANROTAS: Geralmente pode-se levar uma mala de mão de até dez quilos e mais um item pessoal, como bolsa. Muitas companhias, vendo a lotação do voo, oferecem despacho gratuito da mala de mão já no check-in. Se você aceitar, lembre-se de tirar objetos frágeis e de valor. Se você faz parte dos últimos grupos a embarcar (3, 4 ou 5 geralmente) a companhia pode obrigar o despacho na hora do embarque por falta de espaço. Melhor então se antecipar.
  4. Os horários de pousos e decolagens podem ser acompanhados pelos monitores espalhados pelo terminal ou pelo site do aeroporto – www.bsb.aero. Nota da PANROTAS: Consulte o site do aeroporto em que você vai embarcar ou aplicativos que monitoram voos, inclusive os apps das próprias companhias.
  5. Vai viajar para o Exterior? Fique atento a validade do seu passaporte, os vistos necessários para viajar para alguns países e as vacinas exigidas. Nota da PANROTAS: Sim, tem passageiro que só vê que o passaporte está vencido na hora do check-in. Faça o check-in on-line para adiantar os trâmites burocráticos.
  6. Para embarcar é necessário apresentar documento com foto. São aceitos: passaportes, carteiras de identidade, carteiras de motoristas e carteiras de trabalho. O documento digital também é aceito. Nota da PANROTAS: Se perder ou for roubado, é preciso um boletim de ocorrência na Polícia.
  7. Fique atento a documentação e a autorização para viajar com menores de 16 anos.
  8. Os objetos esquecidos e perdidos no aeroporto são enviados ao departamento de “Achados e Perdidos" do terminal. A sala, em Brasília, fica localizada no piso de desembarque, que funciona de segunda a sexta-feira, das 6h à 0h (intervalos: das 12h às 13h e das 19h às 20h). Após este horário, buscar atendimento no balcão de informações. O telefone de contato é o (61) 3214-6109. Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas. Caso você esqueça algum item dentro do avião, procure a sua companhia aérea.
  9. Malas e bagagens de mão devem estar sempre acompanhadas de seus donos. Por motivo de segurança, nunca deixe seus pertences desacompanhados. Nota da PANROTAS: Não descuide mesmo de sua mala. Há quadrilhas especializadas em furtar malas de mão em aeroportos, às vezes trocando por outras malas sem que o passageiro perceba. Não descuide nem mesmo na sala vip ou na sala de embarque. No avião, documentos e objetos de valor devem sempre seguir com você, mesmo até o banheiro.
  10. O conteúdo das malas é de responsabilidade do passageiro. Fique atento, pois transportar objetos de terceiros pode ser um risco.
  11. Em caso de dúvidas, procure os funcionários da Inframerica (ou do aeroporto que estiver usando) no balcão de informações ou utilize nossos aerofones.
  12. Ao optar por transporte por aplicativo ou táxi, preste atenção ao embarcar. O serviço de táxi possui uma área própria e credenciada para o serviço no aeroporto. Motoristas de aplicativo não abordam passageiros. As corridas devem ser feitas pelo sistema da empresa em seu celular. Confira a placa e o nome do condutor do veículo antes de embarcar. O embarque em transporte por aplicativo é realizado na Praça Pick-up.
  13. Para agilizar o processo de embarque, a Inframerica recomenda que o passageiro realize o check-in de forma on-line, antes de sair de casa. Casa não seja possível, o passageiro pode optar por realizar o check-in nos tótens de autoatendimento ou diretamente com o funcionário em um dos balcões das companhias aéreas;
  14. No site da Anac (https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/passageiros ) o passageiro encontra seus direitos e deveres e as respostas para as principais dúvidas relacionadas a viagens. Também é possível solucioná-las pelo atendimento eletrônico da agência, via WhatsApp (https://api.whatsapp.com/send?phone=556191554663). O passageiro também encontra sinalizações da ANAC em diversos locais do Aeroporto de Brasília, com o QR Code que leva para o site. Nota da PANROTAS: Em caso de atrasos ou cancelamentos, a primeira pessoa a ser procurada é o atendente da companhia aéreas. O mesmo vale para perda de bagagem. Não saia do aeroporto sem falar com um atendente sobre perda ou danos a sua bagagem.
  15. O Aeroporto de Brasília conta com um Posto Médico para atendimento 24h de passageiros e tripulantes em emergências médicas. Ele fica localizado no piso de desembarque, área pública, nos fundos do desembarque internacional, e dispõe de equipe médica capacitada e ambulâncias para remoção para hospitais no DF. Nota da PANROTAS: Consulte os sites ou balcões de informação dos demais aeroportos para a mesma orientação.
Divulgação
Aeroporto de Brasília
Aeroporto de Brasília

E ainda: Fique atento às chamadas do voo em áudio e aos monitores, pois são comuns as trocas de portão de embarque. Espere sempre perto do portão designado para ouvir os avisos e tirar dúvidas com atendentes. Se o embarque for em posição remota, o transporte até o avião será em ônibus. E assim o processo um pouco mais demorado.

Divulgação/Aeroporto de Brasília
Aeroporto de Brasília
Aeroporto de Brasília



Tópicos relacionados