Karina Cedeño   |   28/07/2025 12:19

Aeroportos do Nordeste recebem quase 20 milhões de passageiros no 1º semestre

Entre os voos, 4,68 milhões passaram pelo Aeroporto Internacional do Recife, o mais movimentado da região


Divulgação
Mais de 4,68 milhões passaram pelo Aeroporto Internacional de Recife no período
Mais de 4,68 milhões passaram pelo Aeroporto Internacional de Recife no período

No primeiro semestre deste ano, mais de 19,3 milhões de passageiros passaram pelos principais aeroportos do Nordeste do Brasil, em voos domésticos e internacionais. O número representa alta de 4,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando 18,4 milhões circularam pelos terminais. Os dados foram divulgados nesta semana no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

De acordo com o levantamento, a região Nordeste tem três aeroportos figurando entre os principais terminais do País em número de movimentação. Juntos, os aeroportos de Recife, de Salvador e de Fortaleza receberam mais de 11,2 milhões de passageiros.

  • A capital pernambucana teve o aeroporto mais movimentado durante o primeiro semestre. Entre os voos, 4,68 milhões passaram pelo Aeroporto Internacional do Recife. O número representa um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado (4,57 milhões), confirmando o terminal como principal hub da região
  • Já na Bahia, o terminal de Salvador teve um crescimento de 5,1% em relação ao primeiro semestre do ano passado, com 3,7 milhões de passageiros. No ano anterior foram 3,5 milhões.
  • Em seguida, vem o Aeroporto de Fortaleza, com mais de 2,8 milhões de viajantes e um crescimento de 7,4% em relação a 2024, quando 2,6 milhões movimentaram o local;
  • Os maiores aumentos percentuais, no entanto, foram registrados em aeroportos de Maceió, com 1,4 milhão de passageiros e aumento de 14,1% frente a 2024 (1,2 milhão), e de Porto Seguro (BA), com 1,17 milhão e 15% a mais do que no primeiro semestre do ano passado (1,02 milhão).

Investimentos no Nordeste dão mais força à região

“Esse é o melhor período da aviação civil para o Brasil”, destaca o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Segundo ele, o Nordeste vem ganhando força no setor devido aos investimentos feitos na região e à expansão da malha aérea. “É um ganho imenso para a região e para o País, pois gera empregos, promove o turismo e alavanca a economia dos Estados do Nordeste"

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos

Fechando a lista dos dez terminais nordestinos mais movimentados no semestre, aparecem:

  • São Gonçalo do Amarante (RN), com 1,13 milhão de passageiros;
  • Santa Rita (PB), com 871.012;
  • O Aeroporto Internacional de Aracaju (SE), com 635.910 passageiros e
  • O aeroporto de Teresina (PI), com 521.932.

"O aumento expressivo no número de passageiros nos aeroportos do Nordeste consolida a região como uma das mais fortes do País em movimentação aérea e comprova o bom momento da economia nacional. Com a economia aquecida, mais turistas circulam, novas oportunidades de negócio surgem e mais investimentos chegam nos nove Estados nordestinos, fazendo com que mais pessoas passem por nossos terminais aéreos", salienta Daniel Longo, diretor de Outorgas e Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Aviação Civil.

O crescimento na aviação civil brasileira ocorreu em todo o País no primeiro semestre deste ano. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos, com base no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 61,8 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos e internacionais pelo Brasil, um crescimento de 10% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 56,2 milhões de viajantes passaram pelos terminais brasileiros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados