Linha 17-Ouro do Metrô de SP, com estação em Congonhas, inaugura no 1° trimestre de 2026
Em obras aceleradas, nova estação será a primeira no Brasil com acesso direto a um terminal aeroportuário

O Aeroporto de Congonhas (SP) está prestes a dar um passo inédito em sua história com a inauguração da Linha 17-Ouro do Metrô, prevista para o primeiro trimestre de 2026. A linha terá uma estação totalmente integrada ao terminal de passageiros, sem necessidade de traslado externo, considerada uma solução inédita no País.
As obras avançam em ritmo acelerado e a estação Congonhas: será a primeira 100% conectada a um terminal aeroportuário no Brasil. A nova estrutura colocará o passageiro do aeroporto diretamente na rede metroviária da cidade, com conexões às linhas 5-Lilás (Metrô) e 9-Esmeralda (CPTM).

A informação foi confirmada pelo Governo de São Paulo durante visita técnica realizada nesta segunda-feira (28) às obras do monotrilho, que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do presidente do Metrô de São Paulo, Julio Castiglioni, e do diretor de Engenharia, Roberto Torres, além dos executivos da Aena Brasil, como o diretor-presidente Santiago Yus, e o diretor do Aeroporto de Congonhas, Kleber Meira.
Com 6,7 km de extensão, a Linha 17-Ouro contará ao todo com oito estações e 14 trens com sistema de condução automática, portas de plataforma e soluções sustentáveis como aquecedores solares e reaproveitamento de água da chuva. A estimativa é que, após a inauguração, a linha beneficie cerca de 100 mil passageiros por dia.

Por outro lado, a principal investida da Aena Brasil é a construção do novo terminal de passageiros. Com R$ 2,4 bilhões de investimento, o novo terminal terá mais que o dobro do tamanho do atual, novas pontes de embarque e diversas melhorias. Serão 20 mil metros quadrados apenas para áreas comerciais. Além do acréscimo das áreas operacionais, também serão adquiridos novos equipamentos, tecnologias e sistemas.
Obras em ritmo acelerado e entregas visíveis

Entre os principais avanços da obra, destacam-se:
- Acabamento no túnel de ligação entre o aeroporto e a estação Congonhas;
- Instalação de passarelas metálicas nas estações Washington Luís, Campo Belo e Chucri Zaidan;
- Implantação de coberturas metálicas em quatro estações: Washington Luís, Brooklin Paulista, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan;
- Megaoperação de lançamento de viga-guia sobre a via férrea nas proximidades da Ponte Estaiada;
- No Pátio Água Espraiada, já foram lançadas 68 vigas pré-moldadas e concluídas 135 vigas moldadas no local.
- Do total de trens, dois já foram entregues pela fabricante BYD, que também realizou testes com um dos veículos no trecho entre as estações Washington Luís e Vereador José Diniz — durante a visita da comitiva oficial.
Nova fase para Congonhas sob gestão da Aena

A integração ao metrô é apenas uma das mudanças em curso no Aeroporto de Congonhas desde que passou a ser administrado pela Aena. A nova gestão já deu início a melhorias visíveis no terminal, com foco em infraestrutura, conectividade e experiência do passageiro.
Para a Aena, a chegada do metrô ao aeroporto é mais do que uma obra de mobilidade, mas um símbolo da transformação do terminal em um hub moderno, eficiente e sustentável, compatível com a relevância econômica e turística da cidade de São Paulo.
“Congonhas está, literalmente, no coração da cidade. Ter uma estação de metrô integrada ao terminal é um privilégio e uma conquista que reforçam nosso compromisso de transformar CGH em um aeroporto de classe mundial e, acima de tudo, no aeroporto que São Paulo precisa e merece”
Kleber Meira, CEO do Aeroporto de Congonhas