Pedro Menezes   |   08/07/2025 10:48
Atualizada em 08/07/2025 11:03

TSA pode deixar de exigir retirada dos sapatos em aeroportos dos EUA

Passageiros podem não precisam mais retirar os sapatos nos postos de controle dos aeroportos


Divulgação
A exigência foi implementada em 2001 após a tentativa de atentado do chamado
A exigência foi implementada em 2001 após a tentativa de atentado do chamado "shoe bomber" Richard Reid

A Administração de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (TSA) anunciou que pode começar a permitir que passageiros mantenham seus sapatos nos pés ao passarem pelos pontos de verificação de segurança em alguns aeroportos do país.

Caso seja implementada, a mudança representará a primeira vez desde 2006 em que passageiros comuns poderão passar pela segurança sem retirar os sapatos — uma exigência imposta após a tentativa de atentado do "shoe bomber", Richard Reid, em 2001, em meios aos ataques de 11 de setembro.

Hoje, apenas quem possui o programa TSA PreCheck — que custa cerca de US$ 80 por cinco anos — pode manter os sapatos durante a triagem. O PreCheck também oferece outras vantagens, como filas exclusivas e inspeção menos rigorosa, sendo necessário passar por uma verificação de antecedentes para obtê-lo.

Não há previsão oficial para o anúncio ou ampliação do projeto piloto. No entanto, se implementado, pode haver exceções. Passageiros que não apresentarem a REAL ID ou que forem selecionados para triagem secundária poderão ser obrigados a remover os calçados.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3992 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.