TSA pode deixar de exigir retirada dos sapatos em aeroportos dos EUA
Passageiros podem não precisam mais retirar os sapatos nos postos de controle dos aeroportos

A Administração de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (TSA) anunciou que pode começar a permitir que passageiros mantenham seus sapatos nos pés ao passarem pelos pontos de verificação de segurança em alguns aeroportos do país.
Caso seja implementada, a mudança representará a primeira vez desde 2006 em que passageiros comuns poderão passar pela segurança sem retirar os sapatos — uma exigência imposta após a tentativa de atentado do "shoe bomber", Richard Reid, em 2001, em meios aos ataques de 11 de setembro.
Hoje, apenas quem possui o programa TSA PreCheck — que custa cerca de US$ 80 por cinco anos — pode manter os sapatos durante a triagem. O PreCheck também oferece outras vantagens, como filas exclusivas e inspeção menos rigorosa, sendo necessário passar por uma verificação de antecedentes para obtê-lo.
Não há previsão oficial para o anúncio ou ampliação do projeto piloto. No entanto, se implementado, pode haver exceções. Passageiros que não apresentarem a REAL ID ou que forem selecionados para triagem secundária poderão ser obrigados a remover os calçados.