Aeroportos da Região Norte registram alta de 7% no primeiro semestre do ano
Cerca de 5 milhões de pessoas passaram pelos principais terminais, com destaque para Belém e Manaus

A movimentação nos aeroportos da Região Norte do Brasil teve um salto expressivo no primeiro semestre de 2025. Entre embarques e desembarques, os terminais da região registraram um aumento de quase 7% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando aproximadamente 5,5 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais. O dado é do Relatório de Demanda e Oferta da Anac.
Com esse desempenho, os aeroportos nortistas não apenas acompanham o crescimento da aviação civil brasileira, que avançou 10% no período, como reforçam seu papel estratégico no transporte aéreo do País, impulsionados pela combinação de Turismo, negócios e eventos internacionais.
Entre os destaques regionais estão os terminais de Belém (PA), Manaus (AM) e Palmas (TO), que juntos somaram mais de 3,7 milhões de passageiros no semestre. O Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) liderou em movimentação na região, com 1,88 milhão de passageiros, acima dos 1,87 milhão registrados no mesmo período de 2024, o que representa uma variação positiva de 0,5%.
A capital paraense também se prepara para sediar, em novembro, a COP 30, evento global sobre mudanças climáticas que deve intensificar ainda mais o fluxo aéreo na cidade.
Já o Aeroporto Internacional de Manaus, Eduardo Gomes, localizado na capital amazonense, apresentou uma das maiores variações do País, com crescimento de quase 15% em relação ao primeiro semestre de 2024. O terminal movimentou 1,52 milhão de passageiros, frente aos 1,33 milhão do ano anterior.

Em Palmas, capital do Estado mais jovem do Brasil, o Tocantins, o aumento foi de quase 10%. O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues atendeu 354 mil passageiros no semestre, superando os 324 mil do ano anterior, conectando o Tocantins aos principais centros do País.
Em âmbito nacional, com base no relatório da Anac, mais de 61,8 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos brasileirosno primeiro semestre de 2025, um crescimento de 10% sobre os 56,2 milhões registrados no mesmo período de 2024.
“O crescimento na movimentação de passageiros reflete o momento positivo da economia brasileira, que avança em todas as regiões”, destaca o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca. “O Norte tem papel estratégico no desenvolvimento do País, e o Governo Federal tem concentrado esforços para modernizar a infraestrutura aeroportuária da região, garantindo serviços de mais qualidade para os passageiros e melhores condições de operação para as companhias aéreas.”