Santos Dumont reabre após vazamento de óleo e estende horário de funcionamento
Horário regular de operações do aeroporto no Rio de Janeiro é das 6h às 23h

A Infraero acaba de emitir um comunicado informando que a pista do Aeroporto Santos Dumont foi liberada, após vazamento de óleo, às 17h25.
Segundo a Abear, foram mais de 161 voos impactados em todo o Brasil nesta terça-feira (30) devido ocorrido.
Confira o aviso da administradora na íntegra abaixo.
“A pista do Aeroporto Santos Dumont foi liberada para pousos e decolagens às 17h25 e o Notam (aviso aos aeronavegantes) já foi baixado. A Infraero, excepcionalmente, estenderá o horário de operação do aeroporto para auxiliar na regularização dos voos. O horário regular de funcionamento do Santos Dumont é das 6h às 23h.
A Infraero esclarece que o vazamento de óleo hidráulico na pista do Aeroporto Santos Dumont, por volta de 3h da madrugada desta terça-feira, teve origem no motor do caminhão “desemborrachador” que estava sendo utilizado em manutenção preventiva da pista, procedimento rotineiro previsto nos normativos da aviação civil.
O caminhão não fazia transporte de combustível e o óleo derramado é do motor do próprio equipamento.
Imediatamente após a ocorrência foi realizada a retirada do veículo e iniciada a limpeza com produto específico para tal finalidade, um desengraxante biodegradável em conjunto com a água dos Carros Contraincêndio, que possuem jatos de alta pressão.
Todos os recursos disponíveis foram utilizados para liberação da pista no menor prazo possível, atendendo aos critérios normativos.
Cabe ressaltar que a composição do pavimento das pistas de pouso e decolagem é específica, sendo a limpeza minuciosa necessária para garantir os níveis de atrito das aeronaves com o solo.
A Infraero reitera seu compromisso com a segurança dos passageiros e das operações aéreas, uma prioridade para a Companhia.
A retomada dos voos foi condicionada à completa remoção do produto, já que a pista precisa atender aos mais altos padrões de segurança.
Foi emitido Notam (aviso aos aeronavegantes) para que as companhias áreas pudessem realizar as tratativas com os passageiros, como assistências e orientações gerais.”