Aviação regional cresce no Sul e já responde por um terço do tráfego aéreo em 2025
Capitais lideram o movimento, mas aeroportos regionais ampliam a conectividade e recebem novos aportes

A aviação regional no Sul do Brasil alcançou 33,77% do tráfego aéreo nacional em 2025. O movimento é concentrado nas capitais Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, mas também conta com a contribuição de aeroportos regionais, que ampliam a malha aérea e o transporte de passageiros e cargas.
Em agosto, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, registrou 599,4 mil passageiros. Em seguida vieram Curitiba, com 495,2 mil, e Florianópolis, com 310,4 mil. Entre os aeroportos regionais, destacaram-se:
- Navegantes: 180 mil passageiros
- Maringá: 78,7 mil
- Londrina, Joinville e Chapecó: entre 44 mil e 57 mil passageiros
Esses aeroportos atuam na integração dos estados e no escoamento da produção local.
Investimentos em infraestrutura
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados estão ligados a investimentos públicos e privados na região. O governo federal destinou R$ 13,6 milhões para a instalação de sistemas de aproximação de precisão (PAPIs) em 13 aeroportos regionais, além de melhorias de segurança.
Outros investimentos incluem:
- Passo Fundo (RS): R$ 66,24 milhões
- Santo Ângelo (RS): R$ 35,99 milhões
- Construção e recuperação de vias de acesso aos aeroportos da região
Além das obras, concessões e parcerias público-privadas ampliaram a operação e a manutenção da infraestrutura aeroportuária.
Voos internacionais
A movimentação internacional também se concentra nas três capitais. Em agosto, Florianópolis respondeu por 52,47% do total, seguida de Porto Alegre (31,27%) e Curitiba (13,26%). Os voos atendem tanto passageiros em viagens de turismo e negócios quanto o transporte de cargas, conectando o Sul aos principais mercados nacionais e internacionais.