Peru adia implementação de nova taxa de conexão no Aeroporto de Lima
Valor estimado para conexões internacionais é de US$ 12,67 por passageiro e passa a valer em dezembro

O Ministério dos Transportes e Comunicações do Peru (MTC) anunciou o adiamento da cobrança da Tarifa Unificada de Uso de Aeroporto (TUUA) para passageiros em conexão internacional no Aeroporto Jorge Chávez, em Lima.
Inicialmente prevista para entrar em vigor em 27 de outubro, a medida será aplicada agora a partir de 7 de dezembro de 2025, segundo confirmou o concessionário Lima Airport Partners (LAP). De acordo com o MTC, a decisão é temporária e tem como objetivo concluir os processos de revisão tarifária e adaptação da regulamentação vigente.
O ministério informou ainda que trabalha em uma modificação contratual com a concessionária que permitirá eliminar a cobrança da TUUA em conexões domésticas, atualmente suspensa.
Paralelamente, a agência reguladora Ositrán avalia a definição das tarifas finais de transferência, em um processo que deve ser concluído nas próximas semanas. O órgão reforçou que o governo peruano “mantém seu compromisso com a transparência e o respeito aos contratos de concessão, promovendo a sustentabilidade do setor aéreo, do turismo e o bem-estar dos passageiros”.
O valor estimado da taxa para conexões internacionais é de US$ 12,67 por passageiro, o que gerou críticas de companhias aéreas e entidades do setor, que alertam para possível perda de competitividade de Lima como hub regional. A Latam, inclusive, resolveu adiar o início dos voos entre Lima e Orlando por conta disso.
