Latam suspende rota Lima–Orlando devido a nova tarifa aeroportuária
Medida também afetou outras rotas internacionais a partir de Lima, como a conexão para Havana

A Latam Airlines Peru anunciou a suspensão de sua rota direta Lima–Orlando, que iria começar no próximo domingo (26). A decisão se deve à implementação da nova Tarifa Unificada de Uso de Aeroporto (TUUA) de Transferência, que entrará em vigor em 27 de outubro, no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, como vimos no Portal PANROTAS.
A Latam considera que a TUUA tornará as viagens mais caras e reduzirá a competitividade do hub de Lima em relação a outros aeroportos regionais, como Bogotá e Panamá. Atarifa impacta diretamente passageiros em conexão internacional, que representam cerca de 50% dos viajantes na rota Lima–Orlando.
A suspensão segue até 30 de novembro. Passageiros com passagens para viajar neste período receberão opções alternativas, como alteração de data ou rota, conexões por outros hubs ou voos para Miami como substituto de Orlando. Quem não aceitar essas alternativas poderá solicitar reembolso total das passagens.
A medida também afetou outras rotas internacionais a partir de Lima, como a conexão para Havana, que foi cancelada pela mesma razão. A companhia reafirma seu compromisso de continuar conectando o Peru ao mundo, mas considera que as condições atuais não são favoráveis para iniciar novas rotas.
Com informações da Gestion Peru.