Aeroporto Internacional de Belém finaliza modernizações e está pronto para COP30; fotos
Com investimentos da NOA da ordem de R$ 450 milhões, requalificação eleva capacidade de atendimento

Sob gestão da Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Belém está pronto para a COP30. Com investimentos próprios de R$ 450 milhões, a concessionária concluiu um amplo processo de ampliação e modernização que abrange tanto a requalificação dos ambientes do terminal de passageiros quanto obras estruturais na área de operações, essenciais para ampliar a capacidade, a segurança e a eficiência dos voos.
As intervenções integram a Fase 1-B do contrato de concessão e foram concluídas com quase um ano de antecedência em relação ao prazo inicialmente previsto, que era maio de 2026, após tratativas da NOA com o Governo Federal e a Anac. Com isso, a capacidade de atendimento do aeroporto passa de 7,7 para cerca de 13 milhões de passageiros por ano.
Mais segurança e agilidade no terminal de passageiros

Um dos grandes destaques é a ampliação das áreas de embarque, que quase triplicaram de tamanho, passando de 1.593 metros quadrados para 4.303 metros quadrados, e contemplam tanto operações domésticas quanto internacionais. No embarque remoto, uma das primeiras áreas concluídas pela concessionária, ainda no primeiro semestre de 2025, foi realizado um dos maiores aportes, elevando o espaço de 265 metros quadrados para 835 metros quadrados, o que representa uma expansão de 214%.
Com a construção de dois novos mezaninos sobre o saguão principal, o aeroporto passou a contar com espaços adicionais que proporcionam mais agilidade no processo de inspeção de segurança e mais conforto na espera pelo voo, com novas opções de compras e serviços. As áreas comerciais foram ampliadas em cerca de 40%, saltando de 2.863 metros quadrados para 4.162 metros quadrados, o que permitiu a chegada de marcas regionais e redes de renome nacional, como Fran’s Café, Living Heineken, Kopenhagen, Havana, Rei do Mate, Cairu, Rokkon, Forneria, Fit Food, Subway, W Premium Lounge, entre outras.
O saguão principal foi remodelado e teve sua área ampliada em cerca de 20% e todas as áreas receberam novos conjuntos de sanitários. A quantidade de boxes femininos subiu de 64 para 93, enquanto os masculinos passaram de 73 para 95. Também foram implantados sete espaços família e dois novos fraldários.

Além de áreas completamente renovadas, os clientes passaram a contar com novas longarinas, com assentos mais confortáveis e ergonômicos, contribuindo para a composição visual dos elementos que remetem à cultura da Amazônia.
Outra novidade voltada à evolução da experiência dos passageiros é o novo sistema de climatização, dimensionado para garantir mais conforto térmico em todos os ambientes do terminal.
Ao mesmo tempo que representa um salto de qualidade no interior do empreendimento, a conclusão dos investimentos beneficia o aperfeiçoamento do fluxo de veículos e de pedestres na área externa do terminal, ampliando o espaço em cerca de 60%.
Ampliação da capacidade e da eficiência das operações aéreas

As melhorias realizadas pela NOA elevam a qualidade da experiência dos passageiros nos ambientes do terminal e, ao mesmo tempo, fortalecem a infraestrutura para receber mais voos, com ainda mais segurança e eficiência.
Entre as entregas realizadas, está o novo pátio para estacionamento de aeronaves, que, na prática, permitiu a adição de cinco posições para aeronaves da categoria C, que abrange modelos comumente utilizados em operações comerciais domésticas, como o Boeing 737-800 e o Airbus A320, além da requalificação completa do pavimento de pistas e taxiways. Outras melhorias incluem a modernização do balizamento noturno, a revitalização da sinalização horizontal, além da construção de Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESAs) nas cabeceiras 07, 25, 03 e 21.
A concessionária também reforçou a segurança das operações com PAPIs (do inglês Precision Approach Path Indicator) nas cabeceiras 21 e 25, equipamentos que operam como auxílio visual de precisão para orientar a aproximação das aeronaves para pouso, permitindo operações mais precisas nas duas pistas, mesmo em condições de baixa visibilidade. Outro ponto de destaque do plano de investimentos é a modernização completa do ALS (Approach Light Systems) na cabeceira 07, com tecnologia LED.