Shutdown nos EUA: capacidade de voos será reduzida em 40 aeroportos
Redução deve afetar grandes hubs como Atlanta, Chicago, Nova York, Dallas e Los Angeles

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) reduzirá em 10% a capacidade de voos em 40 dos principais aeroportos do país. A medida, que entra em vigor na manhã de sexta-feira (7), é uma tentativa de conter o impacto da paralisação parcial do governo, o shutdown, que vem afetando setores essenciais.
O administrador da FAA, Bryan Bedford, afirmou em coletiva de imprensa que a decisão foi tomada para garantir a segurança do espaço aéreo diante da escassez de controladores e agentes da TSA (agência responsável pela segurança nos aeroportos).
O secretário de Transportes, Sean Duffy, por sua vez, reforçou que, caso a paralisação do governo persista, partes do espaço aéreo americano poderão ser temporariamente fechadas. “Estamos fazendo o possível para evitar um colapso no sistema, mas a situação é crítica”, alertou ele.
A redução deve afetar grandes hubs como Atlanta, Chicago, Nova York, Dallas e Los Angeles, provocando atrasos e cancelamentos em toda a malha aérea nacional. Passageiros são orientados a verificar o status dos voos com antecedência e se preparar para possíveis alterações.