Pedro Menezes   |   04/11/2025 15:35

Shutdown nos EUA: espaço aéreo americano pode ser parcialmente fechado

Efeito cascata de atrasos, cancelamentos e até suspensão cria um cenário de incerteza no Turismo do país

PANROTAS / Pedro Menezes
 Secretário alertou para um possível
Secretário alertou para um possível "caos generalizado" se os controladores de tráfego aéreo ficarem sem receber o segundo salário

Você viu aqui no Portal PANROTAS que a paralisação do governo dos Estados Unidos, que já se estende por mais de um mês, está provocando um impacto cada vez mais severo no setor aéreo do país, com milhares de controladores de tráfego aéreo e agentes de segurança (TSA) trabalhando sem pagamento.

Nesta terça-feira (4), o secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, declarou hoje que "algumas" partes do espaço aéreo americano poderão precisar ser fechadas caso a paralisação do governo continue, citando justamente a grave escassez de controladores de tráfego aéreo e outros funcionários na Administração Federal de Aviação (FAA).

Além disso, Duffy ainda alertou para um possível "caos generalizado" se os controladores de tráfego aéreo ficarem sem receber o segundo salário, afirmando que isso resultaria em "atrasos e cancelamentos em massa de voos" em todo o território dos Estados Unidos.

O efeito cascata de atrasos, cancelamentos e até suspensão cria um cenário de incerteza que ameaça diretamente as viagens de fim de ano, especialmente o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving). No último fim de semana, por exemplo, quase metade dos 30 aeroportos mais movimentados do país enfrentaram falta de controladores de voo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4289 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.