Shutdown nos EUA: espaço aéreo americano pode ser parcialmente fechado
Efeito cascata de atrasos, cancelamentos e até suspensão cria um cenário de incerteza no Turismo do país

Você viu aqui no Portal PANROTAS que a paralisação do governo dos Estados Unidos, que já se estende por mais de um mês, está provocando um impacto cada vez mais severo no setor aéreo do país, com milhares de controladores de tráfego aéreo e agentes de segurança (TSA) trabalhando sem pagamento.
Nesta terça-feira (4), o secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, declarou hoje que "algumas" partes do espaço aéreo americano poderão precisar ser fechadas caso a paralisação do governo continue, citando justamente a grave escassez de controladores de tráfego aéreo e outros funcionários na Administração Federal de Aviação (FAA).
Além disso, Duffy ainda alertou para um possível "caos generalizado" se os controladores de tráfego aéreo ficarem sem receber o segundo salário, afirmando que isso resultaria em "atrasos e cancelamentos em massa de voos" em todo o território dos Estados Unidos.
O efeito cascata de atrasos, cancelamentos e até suspensão cria um cenário de incerteza que ameaça diretamente as viagens de fim de ano, especialmente o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving). No último fim de semana, por exemplo, quase metade dos 30 aeroportos mais movimentados do país enfrentaram falta de controladores de voo.