EUA entram em shutdown, mas viagens seguem normalmente, diz Associação de Receptivos
Associação reitera que os principais serviços de transporte aéreo seguem funcionando normalmente

A paralisação parcial do governo dos Estados Unidos tem gerado dúvidas entre viajantes e agentes de viagens. Segundo a International Inbound Travel Association (IITA), associação que representa os receptivos norte-americanos, o impacto imediato para o Turismo é limitado, e o país permanece aberto para negócios e recebendo visitantes normalmente.
A IITA explica que os principais serviços de transporte aéreo seguem funcionando, já que agentes da TSA, controladores de tráfego aéreo e oficiais de imigração e alfândega são considerados funcionários essenciais. No entanto, podem ocorrer filas mais longas e atrasos ocasionais, e os viajantes devem monitorar atualizações de voos e chegar com antecedência aos aeroportos.
Os parques nacionais dos EUA, por sua vez, continuam acessíveis ao público, mas com serviços reduzidos. A entidade alerta que centros de visitantes e banheiros podem estar fechados, e que o número de funcionários no local será limitado.
Serviços de visto e outros programas financiados por taxas — como o ESTA (para viajantes de países do programa de isenção de visto) e o Formulário I-94 — seguem funcionando normalmente. A recomendação é que quem tem entrevista agendada mantenha o compromisso, a menos que receba orientação contrária do consulado.
E em meio ao cenário de incerteza, há uma notícia positiva: o governo norte-americano adiou a implementação da taxa de US$ 250 do Visa Integrity Fee, que entraria em vigor em 1º de outubro, como vimos em primeira mão no Portal PANROTAS. A suspensão é vista como um alívio para o setor.