Pedro Menezes   |   11/12/2025 12:32

Após 340 voos cancelados em SP, Congonhas vai operar até meia-noite nesta quinta (11)

Cenário tem causado reflexos em aeroportos de ao menos 12 Estados, com cancelamentos, atrasos e filas

Divulgação/Aena Brasil
Em São Paulo, Guarulhos e Congonhas somam 344 cancelamentos desde quarta
Em São Paulo, Guarulhos e Congonhas somam 344 cancelamentos desde quarta

Os fortes ventos de até 98km/h que atingiram o Estado de São Paulo e parte do Sul do País seguem provocando atrasos e cancelamentos de voos em diversas capitais brasileiras. Somente nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, já são 344 voos cancelados desde essa quarta-feira (10).

O cenário tem causado reflexos em aeroportos de ao menos 12 Estados, com cancelamentos, atrasos e longas filas. Em São Paulo, Guarulhos e Congonhas somam 344 cancelamentos desde quarta. No Rio de Janeiro, Galeão e Santos Dumont foram afetados pelo efeito dominó. Houve ainda atrasos e cancelamentos em Brasília, Goiânia, Campo Grande, Curitiba, Natal, São José do Rio Preto, Maceió, Salvador e Porto Alegre.

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informaram que seguem monitorando o atendimento prestado aos passageiros prejudicados e que o foco principal das medidas é garantir a segurança das operações aéreas.

A suspensão temporária das decolagens foi adotada para preservar a integridade dos passageiros, aeronaves e equipes de solo. Como ação emergencial, o governo autorizou a ampliação excepcional do horário de operação do Aeroporto de Congonhas até 0h desta quinta (11), permitindo mais tempo para reacomodar voos.

Recomendações às pessoas afetadas

Divulgação/Inframérica
A Resolução nº 400/2016 da Anac estabelece tipos de assistência conforme o tempo de espera no aeroporto
A Resolução nº 400/2016 da Anac estabelece tipos de assistência conforme o tempo de espera no aeroporto

MPor e Anac orientam que passageiros entrem em contato diretamente com suas companhias aéreas para:

  • verificar realocação em outros voos,
  • solicitar assistência material prevista em lei,
  • escolher entre reacomodação, reembolso ou transporte por outra modalidade, conforme o caso.

Caso o atendimento seja inadequado, os consumidores podem registrar reclamação no Consumidor.gov.br, plataforma oficial monitorada pela Anac. A agência afirma ainda que acompanha tanto as queixas quanto as respostas das empresas, podendo abrir processos de fiscalização e aplicar penalidades.

Quais são os direitos dos passageiros?

A Resolução nº 400/2016 da Anac estabelece tipos de assistência conforme o tempo de espera no aeroporto:

  • A partir de 1 hora - Direito à comunicação, como acesso à internet ou telefone.
  • A partir de 2 horas - Direito à alimentação, por meio de voucher, lanche ou refeição.
  • A partir de 4 horas - Direito à hospedagem (em caso de pernoite) e transporte de ida e volta ao local da acomodação.
  • Para atrasos superiores a quatro horas, cancelamento ou interrupção do voo, o passageiro pode escolher entre: reacomodação gratuita em voo próprio ou de outra companhia aérea; reembolso integral do valor pago; ou execução do serviço por outra modalidade de transporte.

Caso a reacomodação mais rápida não seja conveniente ao passageiro, ele pode optar por voo da mesma companhia em data e horário de sua preferência, sem custos extras.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4604 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.