Jerome Cadier pede desculpas após caos climático que impactou 30 mil passageiros da Latam
Somente ontem, 180 voos da Latam Brasil foram cancelados e outros 33 foram alternados

Essa quarta-feira (10) foi de verdadeiro caos em São Paulo. Tempestades intensas, ventos acima de 90 km/h, quedas de energia, paralisação de ônibus e trânsito recorde se somaram a um cenário crítico nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. Nesse contexto, o CEO da Latam Airlines, Jerome Cadier, veio a público pedir desculpas aos passageiros afetados pelos cancelamentos e atrasos da companhia.
Segundo o executivo, o principal fator que paralisou as operações aéreas foi o vento forte e imprevisível, mais até do que a chuva. “Rajadas que chegavam a 100 km/h, variando de direção. Por isso, é muito baixa a capacidade de prever se o pouso vai acontecer e o tempo de atraso”, explicou. Diante dessas condições, diversos pousos foram arremetidos, alternados ou cancelados por razões de segurança.
Cadier reforçou que segurança é a prioridade número um da companhia. Ele destacou que, se há risco para passageiros e tripulações, a operação não ocorre.
O impacto, porém, é grande: cada aeronave faz entre seis e sete voos por dia. Um atraso pela manhã cria o chamado “efeito reacionário”, afetando toda a malha aérea ao longo do dia. Quando o atraso é muito grande ou quando é preciso alternar para outro aeroporto, a Latam se vê obrigada a cancelar voos subsequentes.
A limitação das tripulações agrava o quadro. Os profissionais não podem ultrapassar as horas máximas de trabalho previstas por normas de segurança, e muitas equipes ficaram fora de posição devido às alternâncias. Mesmo com equipes e aeronaves reserva, o volume de impactos foi maior que a capacidade de resposta.
A dificuldade, segundo ele, está em reprogramar constantemente, várias vezes durante o dia em função dos novos acontecimentos. Somente ontem, 180 voos da Latam foram cancelados e outros 33 foram alternados, o que fez com que a companhia ocupasse 3,5 mil quartos de hotel para acomodar os passageiros.
"Tudo muda o tempo todo! O nosso objetivo é o mesmo dos nossos passageiros: queremos que o voo saia. Mas não é sempre possível e são poucas as certezas. O custo de um voo cancelado é muito maior do que um voo que sai! Só ontem tivemos que ocupar, de uma hora para outra, mais de 3.500 quartos de hotéis. Por isto, confiem que só voaremos com segurança e que, sempre que pudermos, cumpriremos a promessa de levá-los ao seu destino. Todos os colaboradores da Latam estão fazendo seu melhor. Só não fazem o impossível. Resumo de ontem: 180 cancelamentos, 33 alternados, mais de 30 mil passageiros impactados. Um dia muito difícil para todos."
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Orientações da Latam Brasil

A companhia alertou que ainda há reflexos nesta quinta-feira (11). Por isso, a Latam orienta que o cliente consulte o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto, e altere a sua viagem se necessário.
Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo Latam ou diretamente no site latam.com. Caso o voo tenha sido afetado, o cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem.
Hospedagem em São Paulo - Clientes que não residem em São Paulo e necessitem de acomodação por conta de voos afetados podem permanecer na fila para atendimento ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios. Nesse segundo caso, o cliente deve guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. Basta escrever para a Latam pelo WhatsApp (+56 9 68250850).
Voos que não foram cancelados entre 10 e 12 de dezembro - O cliente de voo com origem, destino ou conexão em São Paulo que não foi cancelado entre 10 e 12 de dezembro também pode alterar a data de sua viagem sem custo para viajar dentro dos próximos 15 dias. Essa alteração deve ser realizada antes da partida do voo original e é uma medida que ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos.