Luiz Felipe Simões   |   30/12/2025 13:50

Novo aeroporto de Caxias do Sul avança com lançamento de edital

Estudos técnicos prevêem a extensão da pista de pouso e decolagem para até 2,2 mil metros

Divulgação
O projeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, foi desenvolvido conforme os padrões técnicos da aviação civil
O projeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, foi desenvolvido conforme os padrões técnicos da aviação civil

Na última semana, a prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário Oficial do Município o edital de construção do Aeroporto da Serra Gaúcha, em Vila Oliva. Nesta primeira etapa, apelidada de "Lado Ar", o investimento será na ordem de R$ 200 milhões do PAC do Governo Federal, e as propostas serão conhecidas em 24 de fevereiro de 2026.

Primeiramente, será licitada a execução da infraestrutura aeroportuária, que contempla os serviços de terraplanagem, a implantação da pista de pouso e decolagem, das pistas de táxi, do pátio de aeronaves e do estacionamento de veículos, constituindo a base física essencial para a futura operação do aeroporto.

O processo

Conforme mencionado anteriormente, a abertura das propostas das empresas interessadas está marcada para o dia 24 de fevereiro, e será uma licitação por técnica e preço, na qual haverá pontuação para a parte técnica, referente à capacidade das empresas de executar a obra, e para a parte financeira, sendo vencedora a empresa que obtiver a melhor pontuação geral.

Em seguida, após a definição da empresa vencedora, tem início a fase da montagem do processo pela Seplan, etapa que deve levar cerca de 30 dias. Com o processo concluído, a Seplan o encaminha à SAC, responsável pela emissão do documento denominado Verificação do Resultado do Processo de Licitação (VRPL).

Depois da homologação pela SAC, a Prefeitura poderá assinar o contrato com a empresa vencedora, que será novamente enviado à SAC para ciência e emissão da Autorização de Início de Objeto (IO) da obra. Em seguida, ocorre a disponibilização do recurso financeiro por parte da União, permitindo que a Prefeitura autorize a empresa a executar a obra. Os prazos para o cumprimento de cada etapa dependem dos trâmites junto aos órgãos do Governo Federal

Informações do projeto

O projeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, foi desenvolvido conforme os padrões técnicos da aviação civil, com foco na segurança operacional, eficiência e possibilidade de expansão futura, apresentando as seguintes características principais:

  • Nome oficial: Aeroporto Regional da Serra Gaúcha – Vila Oliva
  • Localização: Estrada Municipal Geraldo D'Agostini, s/nº
  • Aeronaves críticas previstas: Boeing 737-8 MAX, Airbus A321neo, A320neo e Embraer E195-E2
  • Pista de pouso e decolagem (PPD): 1.930 metros de comprimento por 45 metros de largura
  • Área de segurança de fim de pista (RESA): 240 metros por 150 metros
  • Pista de Táxi A: 183,38 metros por 25 metros (15 metros de pavimento, com 5 metros de acostamento em cada lado)
  • Pista de Táxi B: 183,38 metros por 25 metros (15 metros de pavimento, com 5 metros de acostamento em cada lado)
  • Pátio de aeronaves: 31.650 m² (316,5 metros por 100 metros)
  • Estacionamento de veículos: capacidade para aproximadamente 500 vagas


Estudos para o futuro

Os estudos técnicos preveem a extensão da pista de pouso e decolagem para até 2,2 mil metros, a implantação de pista de táxi paralela para atendimento a aeronaves de pequeno porte, a criação de pátio e terminal de cargas, áreas específicas para a aviação geral, implantação de hangares e espaço destinado ao abastecimento das aeronaves.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 706 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter