Beatrice Teizen   |   26/08/2025 08:26
Atualizada em 26/08/2025 08:50

Só 10 Estados recuperaram a malha aérea de 2015; veja os destinos com mais voos domésticos

Panorama traz dados comparativos da operação aérea no País em 2015, 2019, 2024 e 2025

Divulgação/Inframérica
ForwardKeys mostra um panorama completo da malha aérea no País
ForwardKeys mostra um panorama completo da malha aérea no País

Qual o panorama da malha aérea no Brasil? Quantos voos nacionais as cidades brasileiras têm em 2025 e como era há dez anos? Como estava o cenário em 2019, antes da pandemia? O nível foi recuperado? As companhias aéreas estão ofertando mais ou menos voos? Qual Estado tem mais e menos voos?

A ForwardKeys (an Amadeus Company), a pedido da PANROTAS, produziu um conteúdo detalhado que traz o número de voos e números de assentos de todos os Estados do País, de 2015 até este momento de 2025.

O Brasil ainda não alcançou o número de voos domésticos mais alto já registrado pelos dados da ForwardKeys, que foi de 916.739, em 2015. Em 2018 foi o segundo maior patamar, com 802.503 voos oferecidos pelas companhias aéreas brasileiras. Em 2019, que usamos como referência pré-pandemia, foram 799.788. Neste ano, são 784.969 voos (entre já realizados e os programados até o final do ano). Ou seja, ainda não recuperamos sequer a malha do pré-pandemia em número de voos.

LEIA TAMBÉM: Que aeroportos brasileiros têm mais voos internacionais? Veja ranking

Já em número de assentos ofertados, o Brasil está quase chegando no maior nível, atingido em 2015. Até o momento, neste ano, são 126.571.208. Há dez anos, este número foi de 128.528.242. A menor oferta registrada foi em 2020, quando 59.249.018 assentos foram disponibilizados em razão da pandemia de Covid-19. Mas o número de assentos sim foi recuperado, desde 2024. Este ano são 126 milhões de assentos, contra 118 milhões em 2019.

Veja os números da oferta aérea em 2015, 2019, 2024 e 2025 na tabela abaixo.


2015201920242025
Total de voos
916.739799.798764.727784.969
Total de assentos
128.528.242118.759.611119.222.070126.571.208
% total do share (voos)
100%100%100%100%
% total do share (assentos)
100%100%100%100%
Variação total voos

0%-1%3%
Variação total assentos

1%0%6%

Estados com mais – e menos – voos

São Paulo, com seus três aeroportos (Congonhas, Guarulhos e Viracopos) é o Estado que mais concentra os voos do Brasil em 2025. São mais de 257 mil (32% do total nacional), que correspondem a 42.421.918 assentos (33% do total do País).

O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, mas com uma grande diferença de são Paulo: 72.271 voos programados e realizados em 2025. No entanto, o salto de 2024 para este ano foi significativo. No final do ano passado, o aeroporto do Galeão, por exemplo, teve uma movimentação 185% superior ao que foi registrado em setembro de 2023, sendo o terminal que mais ganhou passageiros de um ano para o outro. Em parte, graças ao movimento da Prefeitura do Rio para revitalizar o aeroporto, retirando voos nacionais do Santo Dumont. A comparação com 2015, porém, mostra que o Rio ainda tem muito a recuperar.

Minas Gerais, em terceiro lugar, não está muito atrás. O Estado concentra 68.859 dos voos domésticos deste ano no Brasil, representando 8.916.113 mil assentos.

O Rio Grande do Sul apresenta dados que foram fortemente afetados pelas enchentes que atingiram todo o Estado em maio de 2024. A título de comparação, em 2023, foram 32.959 voos. Neste ano, estão programados (incluindo realizados) 30.216 voos. Já em 2024, foram apenas 19.221 – uma queda de 42% em relação a 2023 e recuperação de 57% em comparação a 2025.

O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, principal porta de entrada do Estado, reabriu em 21 de outubro após mais de 170 dias fechado. À época, o terminal voltou a operar com 81 voos diários domésticos e capacidade para receber até 128 por dia.

JFK Photography/Píxabay
Veja dados sobre os voos de 2015, 2019 e 2025, para entender como cada Estado do Brasil evoluiu
Veja dados sobre os voos de 2015, 2019 e 2025, para entender como cada Estado do Brasil evoluiu

Ranking dos Estados

A seguir, veja os voos e assentos de cada Estado em uma comparação com dez anos atrás (2015), pré-pandemia, em 2019, e atualmente em 2025, com os voos já realizados e os que estão programados para o ano. Há Estados que perderam metade ou mais que isso dos voos em relação a 2015.

Resultados positivos em relação à malha de dez anos atrás, apenas em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Goiás, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Acre e Roraima. O restante ainda está correndo atrás (ou voando atrás) do prejuízo.

1. São Paulo

É o Estado mais bem servido em malha aérea, e com uma recuperação plena dos assentos em relação a dez anos atrás. Em numero de voos está quase lá, tendo ultrapassado os dados de 2019, no pré-pandemia. A conta do Estado inclui três grandes aeroportos: GRUAirport, Congonhas e Viracopos.

Voos

  • 2015: 259.704
  • 2019: 252.734
  • 2025: 257.217

Assentos

  • 2015: 36.358.357
  • 2019: 38.280.894
  • 2025: 42.421.918


2. Rio de Janeiro

As perdas em relação a 2015 são impressionantes, o que mostra o esvaziamento do RioGaleão, o que começou a ser revertido no ano passado. Mesmo assim, os numeros de 2025 ainda estão abaixo do pré-pandemia.

Voos

  • 2015: 104.182
  • 2019: 76.941
  • 2025: 72.271

Assentos

  • 2015: 15.373.469
  • 2019: 11.674.413
  • 2025: 11.549.912


3. Distrito Federal

A capital federal ocupa a terceira posição no ranking, mas decepciona quando o tema é recuperação em relação a 2015 e 2019. É o principal aeroporto do Centro-Oeste.

Voos

  • 2015: 76.233
  • 2019: 58.189
  • 2025: 54.177

Assentos

  • 2015: 11.787.547
  • 2019: 9.702.376
  • 2025: 9.602.381


4. Minas Gerais

O Estado tem um dos melhores aeroportos do País e já recuperou os números de assentos ofertados tanto em 2015 quando em 2019. Em número de voos, falta pouco para igualar ou ultrapassar 2015.

Voos

  • 2015: 71.701
  • 2019: 58.877
  • 2025: 68.859

Assentos

  • 2015: 8.905.338
  • 2019: 7.576.173
  • 2025: 8.916.113


5. Bahia

A Bahia se consolida como principal malha aérea do Nordeste, mas ainda não recuperou os números de 2015 e 2019 em número de voos. Em assentos, recuperou em relação a 2019 apenas.

Voos

  • 2015: 51.217
  • 2019: 40.611
  • 2025: 41.633

Assentos

  • 2015: 7.127.811
  • 2019: 6.023.185
  • 2025: 6.559.814


6. Paraná

Líder em malha aérea no Sul do País, o Paraná ainda precisa alcançar os números de 2015 e 2019.

Voos

  • 2015: 56.735
  • 2019: 48.943
  • 2025: 42.450

Assentos

  • 2015: 7.619.625
  • 2019: 6.667.053
  • 2025: 6.315.193


7. Pernambuco

O Estado fez o dever de casa e disparou em relação a 2015 e 2019. Se cuida, Bahia. A destacar que Pernambuco tem menos aeroportos com voos regulares em massa que a Bahia.

Voos

  • 2015: 31.044
  • 2019: 37.394
  • 2025: 38.724

Assentos

  • 2015: 4.636.469
  • 2019: 5.334.009
  • 2025: 6.038.950


8. Rio Grande do Sul

O Estado está quase recuperando o número de assentos de 2015, mas em número de voos está bem distante, com defasagem de quase 10 mil voos.

Divulgação
O Rio Grande do Sul sofreu muito com as enchentes em maio de 2024 e fechamento do principal aeroporto, o Salgado Filho, em Porto Alegre
O Rio Grande do Sul sofreu muito com as enchentes em maio de 2024 e fechamento do principal aeroporto, o Salgado Filho, em Porto Alegre

Voos

  • 2015: 40.803
  • 2019: 33.546
  • 2025: 30.216

Assentos

  • 2015: 5.143.731
  • 2019: 4.950.858
  • 2025: 5.059.362


9. Santa Catarina

Destaque para a recuperação de assentos disponíveis tanto em relação a 2015 quanto 2019.

Voos

  • 2015: 30.740
  • 2019: 27.991
  • 2025: 28.246

Assentos

  • 2015: 4.188.667
  • 2019: 4.148.149
  • 2025: 4.714.668


10. Ceará

O Ceará precisa recuperar voos e assentos perdidos para se manter no Top 10 brasileiro e não ser ameaçado pelo Pará, que está logo abaixo.

Voos

  • 2015: 26.535
  • 2019: 25.340
  • 2025: 20.615

Assentos

  • 2015: 4.250.766
  • 2019: 4.353.841
  • 2025: 3.733.482


11. Pará

Líder em malha aérea da região Norte, o Pará recebe este ano a COP30 e pode ver os números melhorarem, mesmo que pontualmente. A defasagem em número de voos, em relação a 2015, ainda é muito grande. Mas pelo menos já recuperou o pré-pandemia.

Voos

  • 2015: 28.484
  • 2019: 20.318
  • 2025: 20.628

Assentos

  • 2015: 3.939.598
  • 2019: 2.949.595
  • 2025: 3.258.408


12. Goiás

Com 3 mil voos a menos em relação a 2015, Goiás já recuperou o número de assentos.

Voos

  • 2015: 16.395
  • 2019: 15.483
  • 2025: 13.803

Assentos

  • 2015: 2.152.408
  • 2019: 2.135.123
  • 2025: 2.388.423


13. Espírito Santo

Mesmo com menos voos, o Espírito Santo está praticamente empatado em número de assentos com 2015 e já passou os índices de 2019.

Voos

  • 2015: 16.126
  • 2019: 13.679
  • 2025: 12.835

Assentos

  • 2015: 2.281.642
  • 2019: 2.033.563
  • 2025: 2.268.573


14. Mato Grosso

Uma queda brusca em número de voos, e uma menor em número de assentos. Ainda não recuperou os números de dez anos atrás, nem os do pré-pandemia.

Voos

  • 2015: 21.066
  • 2019: 17.150
  • 2025: 12.994

Assentos

  • 2015: 2.421.657
  • 2019: 2.048.679
  • 2025: 1.970.700


15. Amazonas

Também ainda está atrás do pré-pandemia e de 2015, mas está quase lá. Já em relação ao Pará, está bem distante ainda.

Voos

  • 2015: 14.443
  • 2019: 13.197
  • 2025: 12.878

Assentos

  • 2015: 2.113.808
  • 2019: 1.942.149
  • 2025: 1.914.415


16. Alagoas

Mais um Estado que fez muito bem o dever de casa da conectividade. Verde em todos os quesitos em 2025.

Kaio Fragoso
Alagoas vem despontando (e voando) no Turismo
Alagoas vem despontando (e voando) no Turismo

Voos

  • 2015: 7.332
  • 2019: 7.481
  • 2025: 9.672

Assentos

  • 2015: 1.140.582
  • 2019: 1.195.680
  • 2025: 1.681.442


17. Maranhão

Mais um Estado que viu sua malha aérea minguar e não voltar ao normal de dez anos atrás. Em número de assentos, passou o pré-pandemia.

Voos

  • 2015: 10.147
  • 2019: 7.723
  • 2025: 7.407

Assentos

  • 2015: 1.553.724
  • 2019: 1.243.295
  • 2025: 1.338.014


18. Rio Grande do Norte

Em número de assentos, passou 2019 mas ainda continua distantes dos dados de 2015. A 18ª posição é um tanto amarga para esse Estado tão turístico.

Voos

  • 2015: 9.915
  • 2019: 8.455
  • 2025: 7.599

Assentos

  • 2015: 1.581.883
  • 2019: 1.327.327
  • 2025: 1.328.377


19. Paraíba

Outro Estado do Nordeste que melhorou sua malha aérea, tanto em relação ao pré-pandemia quanto a 2015.

Voos

  • 2015: 6.583
  • 2019: 5.874
  • 2025: 7.186

Assentos

  • 2015: 978.010
  • 2019: 856.071
  • 2025: 1.190.001


20. Mato Grosso do Sul

Se está bem abaixo em número de voos, o Estado está quase recuperando a quantidade de assentos ofertados.

Voos

  • 2015: 9.206
  • 2019: 7.599
  • 2025: 6.008

Assentos

  • 2015: 1.142.938
  • 2019: 1.045.184
  • 2025: 1.029.196


21. Sergipe

Mais um Estado que conseguiu recuperação em assentos, mesmo com menos voos.

Voos

  • 2015: 5.550
  • 2019: 4.765
  • 2025: 4.983

Assentos

  • 2015: 787.640
  • 2019: 662.951
  • 2025: 805.761


22. Piauí

A queda de voos é gritante no Piauí, e vem acompanhada da oferta menor de assentos.

Luiza Lorenzetti
O Piauí precisa correr muito atrás para recuperar os voos que perdeu...
O Piauí precisa correr muito atrás para recuperar os voos que perdeu...

Voos

  • 2015: 5.855
  • 2019: 4.458
  • 2025: 3.837

Assentos

  • 2015: 810.778
  • 2019: 706.410
  • 2025: 665.658


23. Tocantins

O Tocantins ainda não se recuperou em relação a 2015, mas está quase lá em quantidade de assentos, que já é maior que o pré-pandemia.

Voos

  • 2015: 4.300
  • 2019: 3.497
  • 2025: 2.860

Assentos

  • 2015: 492.338
  • 2019: 429.984
  • 2025: 467.697


24. Rondônia

Um dos Estados que mais perderam voos e assentos. A recuperação vai ser lenta, pelo visto.

Voos

  • 2015: 6.017
  • 2019: 4.003
  • 2025: 2.650

Assentos

  • 2015: 788.158
  • 2019: 569.197
  • 2025: 421.626


25. Acre

Conseguiu mais assentos que em 2015, mesmo com menos voos que há dez anos e em relação a 2019.

Voos

  • 2015: 2.266
  • 2019: 2.107
  • 2025: 1.969

Assentos

  • 2015: 330.850
  • 2019: 335.691
  • 2025: 354.467


26. Amapá

Também queda drástica de voos, mas uma recuperação um pouco melhor nos assentos, apesar de ainda aquém de resultados passados.

Voos

  • 2015: 2.869
  • 2019: 2.260
  • 2025: 1.973

Assentos

  • 2015: 422.672
  • 2019: 367.336
  • 2025: 347.158


27. Roraima

Por pouco não fica verde nos dois quesitos. Em assentos, já passou 2019 e 2015.

Voos

  • 2015: 1.291
  • 2019: 1.183
  • 2025: 1.279

Assentos

  • 2015: 197.776
  • 2019: 200.425
  • 2025: 229.499


Fonte:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados