Só 10 Estados recuperaram a malha aérea de 2015; veja os destinos com mais voos domésticos
Panorama traz dados comparativos da operação aérea no País em 2015, 2019, 2024 e 2025

Qual o panorama da malha aérea no Brasil? Quantos voos nacionais as cidades brasileiras têm em 2025 e como era há dez anos? Como estava o cenário em 2019, antes da pandemia? O nível foi recuperado? As companhias aéreas estão ofertando mais ou menos voos? Qual Estado tem mais e menos voos?
A ForwardKeys (an Amadeus Company), a pedido da PANROTAS, produziu um conteúdo detalhado que traz o número de voos e números de assentos de todos os Estados do País, de 2015 até este momento de 2025.
O Brasil ainda não alcançou o número de voos domésticos mais alto já registrado pelos dados da ForwardKeys, que foi de 916.739, em 2015. Em 2018 foi o segundo maior patamar, com 802.503 voos oferecidos pelas companhias aéreas brasileiras. Em 2019, que usamos como referência pré-pandemia, foram 799.788. Neste ano, são 784.969 voos (entre já realizados e os programados até o final do ano). Ou seja, ainda não recuperamos sequer a malha do pré-pandemia em número de voos.
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Já em número de assentos ofertados, o Brasil está quase chegando no maior nível, atingido em 2015. Até o momento, neste ano, são 126.571.208. Há dez anos, este número foi de 128.528.242. A menor oferta registrada foi em 2020, quando 59.249.018 assentos foram disponibilizados em razão da pandemia de Covid-19. Mas o número de assentos sim foi recuperado, desde 2024. Este ano são 126 milhões de assentos, contra 118 milhões em 2019.
Veja os números da oferta aérea em 2015, 2019, 2024 e 2025 na tabela abaixo.
2015 | 2019 | 2024 | 2025 | |
---|---|---|---|---|
Total de voos | 916.739 | 799.798 | 764.727 | 784.969 |
Total de assentos | 128.528.242 | 118.759.611 | 119.222.070 | 126.571.208 |
% total do share (voos) | 100% | 100% | 100% | 100% |
% total do share (assentos) | 100% | 100% | 100% | 100% |
Variação total voos | 0% | -1% | 3% | |
Variação total assentos | 1% | 0% | 6% |
Estados com mais – e menos – voos
São Paulo, com seus três aeroportos (Congonhas, Guarulhos e Viracopos) é o Estado que mais concentra os voos do Brasil em 2025. São mais de 257 mil (32% do total nacional), que correspondem a 42.421.918 assentos (33% do total do País).
O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, mas com uma grande diferença de são Paulo: 72.271 voos programados e realizados em 2025. No entanto, o salto de 2024 para este ano foi significativo. No final do ano passado, o aeroporto do Galeão, por exemplo, teve uma movimentação 185% superior ao que foi registrado em setembro de 2023, sendo o terminal que mais ganhou passageiros de um ano para o outro. Em parte, graças ao movimento da Prefeitura do Rio para revitalizar o aeroporto, retirando voos nacionais do Santo Dumont. A comparação com 2015, porém, mostra que o Rio ainda tem muito a recuperar.
Minas Gerais, em terceiro lugar, não está muito atrás. O Estado concentra 68.859 dos voos domésticos deste ano no Brasil, representando 8.916.113 mil assentos.
O Rio Grande do Sul apresenta dados que foram fortemente afetados pelas enchentes que atingiram todo o Estado em maio de 2024. A título de comparação, em 2023, foram 32.959 voos. Neste ano, estão programados (incluindo realizados) 30.216 voos. Já em 2024, foram apenas 19.221 – uma queda de 42% em relação a 2023 e recuperação de 57% em comparação a 2025.
O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, principal porta de entrada do Estado, reabriu em 21 de outubro após mais de 170 dias fechado. À época, o terminal voltou a operar com 81 voos diários domésticos e capacidade para receber até 128 por dia.

Ranking dos Estados
A seguir, veja os voos e assentos de cada Estado em uma comparação com dez anos atrás (2015), pré-pandemia, em 2019, e atualmente em 2025, com os voos já realizados e os que estão programados para o ano. Há Estados que perderam metade ou mais que isso dos voos em relação a 2015.
Resultados positivos em relação à malha de dez anos atrás, apenas em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Goiás, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Acre e Roraima. O restante ainda está correndo atrás (ou voando atrás) do prejuízo.
1. São Paulo
É o Estado mais bem servido em malha aérea, e com uma recuperação plena dos assentos em relação a dez anos atrás. Em numero de voos está quase lá, tendo ultrapassado os dados de 2019, no pré-pandemia. A conta do Estado inclui três grandes aeroportos: GRUAirport, Congonhas e Viracopos.
Voos
- 2015: 259.704
- 2019: 252.734
- 2025: 257.217
Assentos
- 2015: 36.358.357
- 2019: 38.280.894
- 2025: 42.421.918
2. Rio de Janeiro
As perdas em relação a 2015 são impressionantes, o que mostra o esvaziamento do RioGaleão, o que começou a ser revertido no ano passado. Mesmo assim, os numeros de 2025 ainda estão abaixo do pré-pandemia.
Voos
- 2015: 104.182
- 2019: 76.941
- 2025: 72.271
Assentos
- 2015: 15.373.469
- 2019: 11.674.413
- 2025: 11.549.912
3. Distrito Federal
A capital federal ocupa a terceira posição no ranking, mas decepciona quando o tema é recuperação em relação a 2015 e 2019. É o principal aeroporto do Centro-Oeste.
Voos
- 2015: 76.233
- 2019: 58.189
- 2025: 54.177
Assentos
- 2015: 11.787.547
- 2019: 9.702.376
- 2025: 9.602.381
4. Minas Gerais
O Estado tem um dos melhores aeroportos do País e já recuperou os números de assentos ofertados tanto em 2015 quando em 2019. Em número de voos, falta pouco para igualar ou ultrapassar 2015.
Voos
- 2015: 71.701
- 2019: 58.877
- 2025: 68.859
Assentos
- 2015: 8.905.338
- 2019: 7.576.173
- 2025: 8.916.113
5. Bahia
A Bahia se consolida como principal malha aérea do Nordeste, mas ainda não recuperou os números de 2015 e 2019 em número de voos. Em assentos, recuperou em relação a 2019 apenas.
Voos
- 2015: 51.217
- 2019: 40.611
- 2025: 41.633
Assentos
- 2015: 7.127.811
- 2019: 6.023.185
- 2025: 6.559.814
6. Paraná
Líder em malha aérea no Sul do País, o Paraná ainda precisa alcançar os números de 2015 e 2019.
Voos
- 2015: 56.735
- 2019: 48.943
- 2025: 42.450
Assentos
- 2015: 7.619.625
- 2019: 6.667.053
- 2025: 6.315.193
7. Pernambuco
O Estado fez o dever de casa e disparou em relação a 2015 e 2019. Se cuida, Bahia. A destacar que Pernambuco tem menos aeroportos com voos regulares em massa que a Bahia.
Voos
- 2015: 31.044
- 2019: 37.394
- 2025: 38.724
Assentos
- 2015: 4.636.469
- 2019: 5.334.009
- 2025: 6.038.950
8. Rio Grande do Sul
O Estado está quase recuperando o número de assentos de 2015, mas em número de voos está bem distante, com defasagem de quase 10 mil voos.

Voos
- 2015: 40.803
- 2019: 33.546
- 2025: 30.216
Assentos
- 2015: 5.143.731
- 2019: 4.950.858
- 2025: 5.059.362
9. Santa Catarina
Destaque para a recuperação de assentos disponíveis tanto em relação a 2015 quanto 2019.
Voos
- 2015: 30.740
- 2019: 27.991
- 2025: 28.246
Assentos
- 2015: 4.188.667
- 2019: 4.148.149
- 2025: 4.714.668
10. Ceará
O Ceará precisa recuperar voos e assentos perdidos para se manter no Top 10 brasileiro e não ser ameaçado pelo Pará, que está logo abaixo.
Voos
- 2015: 26.535
- 2019: 25.340
- 2025: 20.615
Assentos
- 2015: 4.250.766
- 2019: 4.353.841
- 2025: 3.733.482
11. Pará
Líder em malha aérea da região Norte, o Pará recebe este ano a COP30 e pode ver os números melhorarem, mesmo que pontualmente. A defasagem em número de voos, em relação a 2015, ainda é muito grande. Mas pelo menos já recuperou o pré-pandemia.
Voos
- 2015: 28.484
- 2019: 20.318
- 2025: 20.628
Assentos
- 2015: 3.939.598
- 2019: 2.949.595
- 2025: 3.258.408
12. Goiás
Com 3 mil voos a menos em relação a 2015, Goiás já recuperou o número de assentos.
Voos
- 2015: 16.395
- 2019: 15.483
- 2025: 13.803
Assentos
- 2015: 2.152.408
- 2019: 2.135.123
- 2025: 2.388.423
13. Espírito Santo
Mesmo com menos voos, o Espírito Santo está praticamente empatado em número de assentos com 2015 e já passou os índices de 2019.
Voos
- 2015: 16.126
- 2019: 13.679
- 2025: 12.835
Assentos
- 2015: 2.281.642
- 2019: 2.033.563
- 2025: 2.268.573
14. Mato Grosso
Uma queda brusca em número de voos, e uma menor em número de assentos. Ainda não recuperou os números de dez anos atrás, nem os do pré-pandemia.
Voos
- 2015: 21.066
- 2019: 17.150
- 2025: 12.994
Assentos
- 2015: 2.421.657
- 2019: 2.048.679
- 2025: 1.970.700
15. Amazonas
Também ainda está atrás do pré-pandemia e de 2015, mas está quase lá. Já em relação ao Pará, está bem distante ainda.
Voos
- 2015: 14.443
- 2019: 13.197
- 2025: 12.878
Assentos
- 2015: 2.113.808
- 2019: 1.942.149
- 2025: 1.914.415
16. Alagoas
Mais um Estado que fez muito bem o dever de casa da conectividade. Verde em todos os quesitos em 2025.

Voos
- 2015: 7.332
- 2019: 7.481
- 2025: 9.672
Assentos
- 2015: 1.140.582
- 2019: 1.195.680
- 2025: 1.681.442
17. Maranhão
Mais um Estado que viu sua malha aérea minguar e não voltar ao normal de dez anos atrás. Em número de assentos, passou o pré-pandemia.
Voos
- 2015: 10.147
- 2019: 7.723
- 2025: 7.407
Assentos
- 2015: 1.553.724
- 2019: 1.243.295
- 2025: 1.338.014
18. Rio Grande do Norte
Em número de assentos, passou 2019 mas ainda continua distantes dos dados de 2015. A 18ª posição é um tanto amarga para esse Estado tão turístico.
Voos
- 2015: 9.915
- 2019: 8.455
- 2025: 7.599
Assentos
- 2015: 1.581.883
- 2019: 1.327.327
- 2025: 1.328.377
19. Paraíba
Outro Estado do Nordeste que melhorou sua malha aérea, tanto em relação ao pré-pandemia quanto a 2015.
Voos
- 2015: 6.583
- 2019: 5.874
- 2025: 7.186
Assentos
- 2015: 978.010
- 2019: 856.071
- 2025: 1.190.001
20. Mato Grosso do Sul
Se está bem abaixo em número de voos, o Estado está quase recuperando a quantidade de assentos ofertados.
Voos
- 2015: 9.206
- 2019: 7.599
- 2025: 6.008
Assentos
- 2015: 1.142.938
- 2019: 1.045.184
- 2025: 1.029.196
21. Sergipe
Mais um Estado que conseguiu recuperação em assentos, mesmo com menos voos.
Voos
- 2015: 5.550
- 2019: 4.765
- 2025: 4.983
Assentos
- 2015: 787.640
- 2019: 662.951
- 2025: 805.761
22. Piauí
A queda de voos é gritante no Piauí, e vem acompanhada da oferta menor de assentos.

Voos
- 2015: 5.855
- 2019: 4.458
- 2025: 3.837
Assentos
- 2015: 810.778
- 2019: 706.410
- 2025: 665.658
23. Tocantins
O Tocantins ainda não se recuperou em relação a 2015, mas está quase lá em quantidade de assentos, que já é maior que o pré-pandemia.
Voos
- 2015: 4.300
- 2019: 3.497
- 2025: 2.860
Assentos
- 2015: 492.338
- 2019: 429.984
- 2025: 467.697
24. Rondônia
Um dos Estados que mais perderam voos e assentos. A recuperação vai ser lenta, pelo visto.
Voos
- 2015: 6.017
- 2019: 4.003
- 2025: 2.650
Assentos
- 2015: 788.158
- 2019: 569.197
- 2025: 421.626
25. Acre
Conseguiu mais assentos que em 2015, mesmo com menos voos que há dez anos e em relação a 2019.
Voos
- 2015: 2.266
- 2019: 2.107
- 2025: 1.969
Assentos
- 2015: 330.850
- 2019: 335.691
- 2025: 354.467
26. Amapá
Também queda drástica de voos, mas uma recuperação um pouco melhor nos assentos, apesar de ainda aquém de resultados passados.
Voos
- 2015: 2.869
- 2019: 2.260
- 2025: 1.973
Assentos
- 2015: 422.672
- 2019: 367.336
- 2025: 347.158
27. Roraima
Por pouco não fica verde nos dois quesitos. Em assentos, já passou 2019 e 2015.
Voos
- 2015: 1.291
- 2019: 1.183
- 2025: 1.279
Assentos
- 2015: 197.776
- 2019: 200.425
- 2025: 229.499
