Karina Cedeño   |   21/08/2025 19:25
Atualizada em 21/08/2025 21:23

Brasil deve receber 8 mi de estrangeiros em 2025, diz Freixo ao detalhar ações da Embratur

Presidente da Embratur também falou sobre mercados prioritários para a divulgação do Brasil no Exterior


PANROTAS / Filip Calixto
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Durante o Salão Nacional de Turismo, realizado em São Paulo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, falou, em entrevista ao Portal PANROTAS, sobre os números recordes de visitantes estrangeiros no Brasil e quais estratégias adotadas pela agência foram certeiras para chegar a esses resultados.

Segundo Freixo, o Brasil deve fechar o ano com oito milhões de turistas internacionais. Mais cedo, na abertura do Salão do Turismo, o ministro do Turismo, Celso Sabino, havia cravado o número de dez milhões de visitantes internacionais.

"Meta é uma coisa e desejo outra. Desejo, a gente pode ter um monte. Meta tem número, tem estudo. Podemos chegar nos dez milhões? Podemos. É o mais provável? Não. Mas no ano passado, se você me dissesse que em sete meses chegaríamos em seis milhões, eu ia dizer que não. E chegamos”, comenta Freixo.

“Todos nós queremos os dez milhões. Mas a nossa previsão é chegar a oito milhões até o final de 2025, o que é um número muito notável, considerando que essa projeção era para 2027”, comenta Freixo.

Quais ações da Embratur contribuíram para os números recordes?

O presidente da Embratur também explica quais ações promovidas pela agência levaram ao aumento recorde do número de estrangeiros no Brasil.

“A gente nunca atraiu tanto turista estrangeiro, está dando certo. E chegamos a esses números recordes porque estamos promovendo o Brasil no Exterior com muita qualidade. Temos um centro de inteligência de dados, que é o grande segredo para entender cada mercado, e o Plano Brasis, que é um plano internacional de marketing que há 20 anos o País não tinha, adaptado à realidade de cada Estado. Estamos apresentando esse plano e fazendo capacitações em mais de 27 unidades da federação”, conta Freixo.

Mas o País ainda tem desafios para atrair visitantes de outros países. "Temos desafios que dizem respeito à geografia. O Brasil está a um oceano de distância dos Estados Unidos e do mercado europeu. Aumentamos a malha aérea consideravelmente, muito mais que a média mundial. Mas é claro, você circula na Europa com muito mais facilidade do que você sai da Europa e vem para o Brasil. Esse é um desafio. Fazer as pessoas entenderem que uma viagem longa ao Brasil vale a pena é um desafio. Para isso, temos que promover o nosso País com qualidade, que é o que estamos fazendo".

Mercado prioritários no Exterior

E quais mercados no Exterior a Embratur está focando para a divulgação do Brasil? "Temos uma campanha forte para a América do Sul, porque a Argentina e o Chile são os dois maiores emissores. Vamos lançar essa campanha na Argentina agora e temos também uma campanha para os Estados Unidos que foi muito bem-sucedida e aumentou o número de norte-americanos vindo para cá, mesmo com a volta do visto e com esses conflitos pelos quais não escolhemos passar. Além desses mercados, temos Paraguai e Uruguai também com muita força, Colômbia aumentando".

Há, ainda, outra campanha para mercado europeu. "A qual é muito eficiente, considerando que o número de franceses para cá também está batendo recorde, assim como o de de alemães e ingleses. Estamos satisfeitos com todos os mercados e o nosso plano de marketing tem a divisão de todos eles, indicando quais estão consolidados, quais são os de expansão, quais são os mercados mais importantes para cada unidade da federação".

Diálogo com as companhias aéreas é importante

Marcelo Freixo também comenta que nunca houve tantas pessoas viajando de avião no Brasil e que o diálogo com as companhias aéreas é importante. "É muito importante o diálogo com as companhias aéreas, não só com as três do Brasil, mas também com as outras que têm interesse em voar para o País. Por que o número de chilenos aumentou no Brasil? Porque temos a Latam fazendo esse voo, mas também temos a Sky e a Jetsmart.. Por que os argentinos estão chegando no Nordeste? Porque você tem várias companhias aéreas fazendo esse voo. Temos o País conectado com o mundo e isso também é fruto de muito trabalho da Embratur. Temos um setor de modal que trabalha só em relações companhias aéreas, estudando cada mercado, cada companhia, apresentando o Brasil com as suas possibilidades, com as suas diversidades".

E quais são os próximos passos da Embratur para promover o Brasil? "Consolidar o nosso plano de marketing e participar de feiras importantes no segundo semestre. A gente quer terminar o ano batendo recorde, esse é o grande objetivo", conclui Freixo.

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