Ataque dos EUA à Venezuela suspende voos no Caribe; operações são retomadas gradualmente
Ofensiva dos Estados Unidos no país causou a captura de Nicolás Maduro e caos aéreo na região

A Venezuela enfrentou no último fim de semana um ataque militar dos Estados Unidos, liderada por Donald Trump, que resultou na captura de Nicolás Maduro, presidente do país.
A operação provocou um caos aéreo em todo o Caribe, resultando no cancelamento de diversos voos. No sábado (3), a FAA (Administração Federal de Aviação) determinou que as companhias aéreas registradas nos EUA deixassem de operar no espaço aéreo do Caribe, por conta dos "riscos para a segurança vinculados à atividade militar em curso".
Barbados, Aruba, Porto Rico, Antígua e Barbuda e Trinidad e Tobago foram alguns dos destintos turísticos, bastante populares entre os norte-americanos nesta alta temporada, afetados com a suspensão de voos.
No início do sábado, dia crítico da ofensiva dos EUA, o espaço aéreo em Porto Rico foi restringido e os voos do Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín, na capital San Juan, foram cancelados – pelo menos 150 partindo desse aeroporto, o mais movimentado do Caribe.
Retomada dos voos em 4 de janeiro
Após a determinação, as viagens aéreas no Caribe e em Porto Rico foram retomadas à meia-noite de 4 de janeiro.
A American Airlines adicionou quase 2 mil assentos – um total de cerca de 7 mil assentos com 43 voos extras – para aumentar a capacidade e ampliar o acesso para clientes que precisam viajar entre o Caribe Oriental e os Estados Unidos.
Nesta segunda-feira (5), a AA e sua subsidiária regional Envoy Air operarão voos interilhas no Caribe Oriental com dois voos especiais conectando Anguilla Wallblake, Anguilla (AXA), e Beef Island, Ilhas Virgens Britânicas (EIS), a San Juan, Porto Rico (SJU).
Os voos interilhas oferecem a mais clientes acesso a voos extras programados entre SJU e Miami (MIA), operados com a maior aeronave da companhia aérea, o Boeing 777-300.
A Delta Air Lines restabeleceu também as operações no Caribe e vem trabalhando para realocar os clientes à medida que os horários são normalizados.
Ainda, a United Airlines retomou inicialmente os voos para San Juan, com operações adicionais ao longo de todo o domingo (4) para atender passageiros afetados.