Raphael Silva   |   22/06/2018 09:00

Tap e Airbus testam últimos detalhes do 1º A330neo do mundo

Mais nova aeronave widebody do mundo apresenta novidades antes de entrar em operação, em outubro, na rota entre Lisboa e São Paulo


Raphael Silva
A330neo da Tap deverá entrar em operação na rota Lisboa-São Paulo a partir de outubro
A330neo da Tap deverá entrar em operação na rota Lisboa-São Paulo a partir de outubro
Alcance, capacidade, eficiência e conforto. Foi baseado na otimização nesses quatro pilares que a Airbus desenvolveu o novo A330-900neo, que terá sua primeira unidade entregue à companhia aérea portuguesa Tap. Antes, porém, a montadora francesa realiza uma série de testes, e o Portal PANROTAS foi até Lisboa, em Portugal, para presenciar um dos últimos voos de avaliação do mais novo avião widebody – de dois corredores – do mundo.

Ao entrar na inédita cabine Air Space, a iluminação já aparece como um dos diferenciais. A ambientação em led com variação de cores de acordo com os momentos de voo, da decolagem ao pouso, visa oferecer uma experiência mais confortável aos olhos dos passageiros. Em cima, há compartimentos de bagagem 66% maiores, enquanto nos encostos das poltronas imperam sistemas de entretenimento de última geração, com filmes, músicas, jogos e outras funcionalidades.

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Mais espaço e reclinação nas poltronas da classe intermediária
Mais espaço e reclinação nas poltronas da classe intermediária
"Esse avião é o símbolo de uma nova era na Tap. Trabalhamos junto à Airbus para criar a melhor experiência possível aos nossos passageiros, das luzes às poltronas", afirmou o diretor de Vendas e Marketing de Produtos da aérea portuguesa, Joel Fragata.

Dentro do novo A330neo da Tap, os 298 assentos são divididos em três diferentes classes: Business, Economy Extra – nome experimental – e Econômica. Os 34 na executiva contam com poltronas que reclinam totalmente na horizontal e telas de entretenimento de 16 polegadas.

Nos 96 assentos da classe intermediária, o espaço entre as poltronas é de 34 polegadas – 3 a mais do que na econômica – e com reclinação de até 7 polegadas – 2 a mais. Em ambas, o sistema de entretenimento digital possui uma tela com 12 polegadas e portas USB individuais. O tecido das poltronas, com detalhes em vermelho na Economy Extra e verde na Econômica, foi exclusivamente desenhado pelas empresas para não sofrer alteração sob as diferentes luzes da ambientação.
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Formação 2-4-2 dos assentos impera tanto na classe intermediária quanto na econômica
Formação 2-4-2 dos assentos impera tanto na classe intermediária quanto na econômica

VOOS MAIS ALTOS
Do lado de fora, a principal mudança em relação à versão anterior – o A330ceo – é o novo motor Rolls-Royce Trent 7000. A tecnologia que permite uma redução média de consumo de combustível de 14% por assento também faz com que a aeronave alcance cerca de 740 quilômetros a mais do que os A330 anteriores.

Segundo a Tap, os novos motores possibilitarão voar a destinos mais distantes, como por exemplo a Costa Oeste dos Estados Unidos. Além disso, também garante menos ruído interno na cabine e uma emissão de gás carbônico (CO2) também menor. Ainda na parte externa, o novo Airbus 'cresceu' suas asas, chegando a 64 metros de extensão.

O gerente de Vendas da Tap para o Brasil, Luis Quaggio, confirmou que a aérea encomendou 14 novos A330neo, sendo que o primeiro deverá entrar em operação já em outubro. A rota entre Lisboa e São Paulo (GRU) deve ser a primeira a contar com o avião. "[O Brasil] é o nosso maior mercado internacional, e a chegada desse avião para fazer a rota mostra o quanto acreditamos nele", concluiu.

O Portal PANROTAS viajou a convite da Tap, com proteção GTA.

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