Leonardo Ramos   |   06/09/2018 12:47

'Melhor low cost do mundo' pode voar para o Brasil

Air Asia manifestou o interesse, mas apenas caso a abertura do capital das aéreas ao mercado estrangeiro seja aprovada

Terceiros

A chegada das Iow costs no Brasil está a pleno vapor. Além de Norwegian Air e a Avian Argentina (filial da Avianca), que devem estrear em breve as operações de baixo custo no País, e a Flybondi, também argentina, estar próxima de fazer o mesmo, uma conhecida aérea de baixo custo asiática já revelou que tem interesse em atuar em território nacional: a Air Asia.

Eleita a melhor companhia de baixo custo do mundo pelo Skytrax em julho deste ano, a empresa tem um desejo antigo de voar ao País. De acordo com o superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da Anac, Ricardo Catanant, a possibilidade foi manifestada pela companhia malaia durante a 10ª edição do Evento de Negociação de Serviços Aéreos (Ican), em dezembro de 2017.

Para que seja concretizado em operações aéreas, há uma condição: a aprovação da abertura do capital das companhias ao mercado estrangeiro, algo em discussão nos últimos anos e com votações constantemente adiadas no Congresso.

LEIA MAIS:
Câmara pode votar hoje o projeto de capital estrangeiro aéreo
Norwegian Air revela plano de operar trechos domésticos no Brasil
Avianca Argentina é autorizada a realizar voos ao Brasil
Flybondi, low cost argentina, está próxima de voar ao Brasil

"Foi só comentarmos que o governo brasileiro vinha se movimentando neste sentido, de abrir o capital das companhias aéreas para o capital estrangeiro, que a maior low cost da Ásia manifestou interesse em atuar no mercado brasileiro", explicou o executivo da Anac.

"Um mercado aberto, que retire essa barreira para entrada de novas empresas e investidores, pode promover grandes mudanças em um espaço curto de tempo, com maior competitividade e opções de voos em nível nacional", argumentou ainda Catanant.

VOOS DOMÉSTICOS?
Embora detalhes não tenham sido revelados, principalmente por ainda se tratar de apenas uma sondagem, a atuação levanta a possibilidade de que o interesse seja para atuar no mesmo modelo que a Air Asia atua em outros países asiáticos: subsidiárias - Air Asia India, Thai Air Asia X, Air Asia Indonesia são alguns exemplos. Isso permitiria ainda que a aérea asiática realizasse voos domésticos de baixo custo, já que estaria sediada no Brasil.

Trata-se de algo parecido com o que a Norwegain Air quer fazer: caso o País aprove a abertura das companhias aéreas ao capital estrangeiro, a diretora de Comunicação e Relações Públicas da transportadora, Charlotte Holmbergh Jacobsson, já adiantou que a empresa também considera abrir uma filial brasileira.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS