EMPRESAS

Avianca Brasil completa 17 anos de história; veja números


Divulgação/Avianca Brasil
Companhia aérea fica próxima da maioridade em meio a desafios
Companhia aérea fica próxima da maioridade em meio a desafios
A Avianca Brasil completa hoje 17 anos desde a sua fundação em 2002, quando iniciou as suas operações como Ocean Air. Os atuais desafios, como as negociações de recuperação judicial e cancelamento de rotas internacionais, não apagam a trajetória de crescimento da empresa nos últimos anos.

Em 2004, o Grupo Synergy, acionista da Ocean Air, comprou a Avianca Colômbia e determinou o foco em crescimento de market share e experiência do cliente. A atual marca Avianca Brasil foi lançada apenas em 2010, ano marcado também pela chegada do primeiro modelo Airbus da frota, quando a companhia ainda tinha apenas 2,6% de participação no mercado brasileiro (RPK).

Quatro anos depois foi implementado o sistema Amadeus e, em 2015, houve investimentos em renovação da frota e o anúncio da entrada para a Star Alliance, quando a empresa já detinha 9,6% de participação no Brasil.

Em 2016 foi implementada a internet a bordo e chegou o primeiro Airbus 320neo, e a participação já estava em 11,6%. No ano seguinte começou a operação diária internacional da empresa com voos para Miami e Nova York, nos Estados Unidos, e Santiago, no Chile, que serão cancelados no final de março.

ESTRUTURA

Até 2009, ainda como Ocean Air, foram 31 rotas operadas com 1,92 milhão de passageiros transportados e 1.609 funcionários no grupo. Na segunda fase, como Avianca Brasil, a empresa já somava 65 rotas, transportando 12,3 milhões de passageiros e empregando 5.690 funcionários até o ano passado. Em 2018 a Avianca Brasil atingiu o seu índice máximo na fatia de mercado com 13,4%.

O Programa Amigo, lançado em 2007, conta com 6,1 milhão de membros com 70 parceiros. O serviço da empresa se destaca pelo entretenimento e wi-fi oferecidos a bordo, além de lanches e snacks de cortesia.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA